19 de maio de 2013

Convenção PSDB: Conheça a biografia de Aécio Neves

Biografia: Aécio Neves, mais de 30 anos dedicados à vida pública


Fonte: PSDB

George Gianni / PSDB

Aécio Neves foi deputado constituinte, governador e hoje é senador

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem mais de 30 anos de vida pública. Aos 53 anos, natural de Belo Horizonte, o tucano, graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vem de uma família com tradição na política.

É filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha, neto do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha.

Incentivado pelo avô Tancredo Neves, participou da campanha ao governo de Minas, em 1981.

Dois anos mais tarde, teve forte atuação no Movimento das Diretas Já, ao lado de grandes líderes da oposição, à época: Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Franco Montoro, Mário Covas e Leonel Brizola.

Foi deputado federal por quatro mandatos (1987-1991; 1991-1995; 1994-1998; e 1998-2002) e presidente da Câmara dos Deputados.

Em 1986, deputado federal mais votado de Minas Gerais para a Assembleia Nacional Constituinte, apresentou 46 emendas, com destaque para o direito de voto aos 16 anos.

Sob a presidência de Aécio Neves, entre 2001 e 2002, a Câmara Federal deu mais agilidade e transparência ao Legislativo, aproximando a sociedade do parlamento brasileiro.

Destacam-se, entre outras iniciativas do período em que o tucano esteve à frente da Casa, a criação da Comissão de Legislação Participativa e da Ouvidoria Parlamentar, o pregão eletrônico, a reformulação do conceito de imunidade parlamentar – possibilitando oconvencao_selojulgamento de deputados por crimes comuns, o direito à licença-maternidade e o salário-maternidade às mães de crianças adotadas.

Choque de Gestão – Em 2002, o parlamentar foi eleito, em primeiro turno, governador de Minas Gerais, com 5.282.043 votos o equivalente a 58% dos votos válidos – a maior votação da história do estado, até então.

Em 2006, reelegeu-se, também em primeiro turno, com 7.482.809 votos, 77,03% dos votos válidos, novamente um recorde.

No Palácio Tiradentes, o governador Aécio Neves implantou o programa Choque de Gestão, que tem como principal proposta reduzir o tamanho do Estado para investir mais no cidadão.

Hoje, o “Choque de Gestão” é referência para a administração pública no Brasil.

A iniciativa também é reconhecida em âmbito internacional.

Em março deste ano, a revista britânica The Economist, uma das mais importantes do mundo, deu destaque à excelência na gestão do governador Aécio Neves, entre 2003 e 2010.

A publicação afirma que o tucano herdou o estado “próximo da falência” e que, com o Choque de Gestão e demais programas de austeridade, transformou Minas no estado mais bem administrado do país.

Em dois anos de implantação do Programa, Aécio conseguiu equilibrar as finanças estaduais, priorizou ações de infraestrutura em centenas de municípios mineiros e criou condições para o desenvolvimento das regiões mais pobres do estado.

Senado – Ao assumir em 2010, uma cadeira no Senado Federal, com 7.565.377 votos, o tucano deixou claro, em discurso, o compromisso de atuar como agente fiscalizador do governo federal, em defesa do pacto federativo e no exercício da oposição pautada pela coragem, responsabilidade e ética.

Ferrenho crítico da gestão petista no Executivo federal, o senador lamenta a falta de um projeto para o país: “Um governo que responde estritamente às emergências, institucionalizando o regime do improviso”, enfatiza.

Alerta ainda que o país está paralisado, vive o “PAC da propaganda e do marketing”; agora, com fins eleitorais.

Em fevereiro deste ano, Aécio usou a tribuna do Senado para fazer um de seus mais contundentes discursos como líder da oposição: apontou, em pronunciamento, os 13 fracassos do governo do PT em seus dez anos de poder.

O sucateamento do parque industrial brasileiro, a inflação em alta, a derrocada da Petrobras, o risco do apagão energético, a insegurança pública e o flagelo das drogas, os desvios éticos do PT, entre outros, foram alvo da fala do senador, corroborada por colegas do partido.

No discurso, Aécio reiterou que as grandes conquistas na área da saúde continuam sendo as conquistas da gestão de Fernando Henrique Cardoso na presidência da República: os programas Saúde da Família, de medicamentos genéricos e a política de combate à AIDS.

Agora, ao assumir a presidência do maior partido de oposição do país, o PSDB, o senador acha que chegou a hora da legenda contribuir para um novo plano de gestão nacional.

“O PT abdicou de ter um projeto de país para ter exclusivamente um projeto de poder”, declara.

No comando do PSDB, Aécio planeja estreitar a comunicação com os cidadãos, ouvir as pessoas, os anseios, mostrar que é possível fazer algo novo, melhor que o modelo saturado que se vê hoje no país.

“Estamos aquecendo os motores e nos preparando para mostrar que o Brasil pode ter um governo com melhores resultados do que esse que está aí”, conclui.

Nenhum comentário: