10 de junho de 2013

Choque de Gestão: Estadão critica Aécio após crescimento em pesquisa

Jornal publicou 2 matérias contra o senador praticamente pautadas por sites ligados ao PT. Matéria errou ao omitir informação.


Mais uma vez Estadão tenta diminuir Aécio

Foi só o Datafolha publicar uma pesquisa que mexeu com os pilares de Dilma Rousseff (a aprovação do governo), que o Estadão, jornal que vira e mexe tenta criticar Aécio, publicou uma matéria tentando desqualificar e desmoralizar um dos maiores trabalhos de gestão pública do Brasil e do mundo: o Choque de Gestão, aplicado em Minas Gerais entre 2003 e 2010.

Mais uma do Estadão contra Aécio.

Fonte: Brasil para Todos e Queremos Aécio Neves Presidente

Foi só o Datafolha trazer o crescimento do Aécio para o Estadão correr pra bater de novo no mineiro.

Depois de publicar duas matérias contra o senador praticamente retiradas de sites ligados ao PT, o Estadão resolveu reproduzir as críticas dos deputados do PT de Minas ao Governo Estadual do PSDB.

O feio é que sequer assume que os argumentos são do PT - publica como se fosse apuração do jornal.

De cara, fica evidente que o objetivo da matéria é desmerecer o esforço de gestão realizado em Minas e que, segundo Francisco Gaetani, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), é um dos melhores resultados já conseguidos por um Estado ou mesmo um país em todo o mundo. “Pelo seu enfoque social, este é um bom exemplo de ajuste para outros países e Estados”, afirmou Gaetani. E segundo Vinod Thomas, diretor-geral e vice-presidente sênior do Banco Mundial (Bird), a estratégia adotada pelo Governo de Minas Gerais, produziu resultados visíveis e mensuráveis, contribuindo para a elevação do padrão de desenvolvimento do Estado, além de se tornar referência para outras esferas da administração pública – sejam do legislativo, executivo ou judiciário.

Veja abaixo vídeo em que líderes mundiais, inclusive do Banco Mundial, exaltam o Choque de Gestão do senador Aécio Neves.



O próprio Haddad, prefeito de São Paulo pelo PT, não só reconheceu a eficiência do Choque de Gestão, como também recorreu a ações implementadas pelos mineiros para criar, na capital paulista, modelos de gestão nos moldes de Aécio Neves e Antonio Anastasia.



Vale a pena ler com atenção pra ver um exemplo de antijornalismo. O repórter sequer tem um critério para analisar os resultados. Como é o tipo de matéria onde a conclusão está pronta antes do assunto ser apurado, o  texto oscila  sem nenhum sentido: quando é pra prejudicar o governo, a matéria compara com outros estados. Quando a comparação é amplamente favorável ao estado ela é ignorada e são utilizados outros critérios. Um dos dados merece especial atenção: de forma descontextualizada, o repórter corre a assinalar que a taxa de crescimento no IDEB é menor que a de outros estados. Pode ser. A aberração é que se dependesse  da iniciativa dele, o jornal não teria informado a posição de Minas no ranking: simplesmente primeiro lugar nas séries iniciais do ensino fundamental! É o único estado do Brasil a atingir o índice 6, índice de países desenvolvidos.

De forma irresponsável, lança suspeita onde não existe. O governo deixa claro que analisa sua série histórica a partir das mudanças implementadas pela nova política de segurança implantada no estado em 2004. Os dados são claros, as datas estão demonstradas com transparência. Mas se o repórter queria fazer uma análise mais profunda dos resultados de segurança entre 2002 e 2012, porque não se aprofundou neles? Por que não registrou a melhora nos diversos índices?

Mais, não se sabe por que, ao falar de saúde, o repórter escolheu se fixar nos dados de mortalidade infantil pra dizer que o resultado de Minas é apenas igual ao do Brasil. Pena. Se estivesse realmente interessado na situação da saúde em Minas depois do Choque de Gestão, bastaria ter consultado o ministério da saúde. Como foi divulgado recentemente, segundo o IDsus, Minas tem o melhor sistema de saúde pública de toda a região Sudeste e o quarto do Brasil. Fica  atrás apenas dos estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados muito menores, mais ricos e homogêneos.

Como se vê, resultado pra Estadão nenhum botar defeito.

Conheça mais sobre o Choque de Gestão aqui.

Coluna Aécio Neves Folha

Conheça um pouco mais - Aécio Neves: biografia http://queremosaecionevespresidente.blogspot.com.br/2013/01/aecio-neves-biografia.html

Facebook Aécio Neves

Nenhum comentário: