29 de maio de 2009

Centro de Pesquisas garante crescimento da produção mineral


O lançamento do projeto Quadrilátero Ferrífero 2050 e do Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero (CEAQFe) vai usar tecnologia para mapear a região que envolve 29 municípios mineiros.

O evento realizado, nessa sexta-feira (29), pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) é o início de um ciclo funDurante a solenidade foi exibido um vídeo em 3 dimensões com a cartografia do Quadrilátero.

O chefe departamento de geologia da Escola de Minas, Issamu Endo, ressaltou que o centro de pesquisas científicas e de inovação vai atualizar o mapa geológico e torná-lo acessível à todos pela internet.

Antigamente este estudo era feito em uma escala de 1 por 25 mil, mas agora será de 1 por 10 mil, ou seja, haverá maior precisão e detalhamento.

“Foram 16 anos para fazer este zoneamento de 7 mil km2 e conseguirmos dobrar a área de reserva mineral. Com o convênio firmado com a Vale vamos damental para mineração.

O CEAQFe vai funcionar como núcleo de referência para o planejamento da atividade mineira e do uso e ocupação do solo.

A idéia é criar um ambiente adequado para o domínio da inteligência no processo produtivo, gerando tecnologia, capacitando recursos humanos, prestando serviços técnicos especializados e definindo processos e metodologias para a preservação e recuperação do meio ambiente.

O subsecretário de Ensino Superior, Octávio Elísio, ressaltou a necessidade do projeto Quadrilátero Ferrífero 2050 e reconheceu a importância história da Escola de Minas da Ufop.

“A mineração começou com a Escola de Minas, primeiro com o ouro e agora com o ferro”.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: