29 de maio de 2009

Expedição pelo Velhas mostra melhoria das águas


O encontro entre o rio das Velhas e o São Francisco em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, no Norte de Minas, marcou o final da Expedição pelo Rio das Velhas 2009, nesta sexta-feira (29).

“Estamos iniciando hoje um momento novo para o Rio das Velhas e para o São Francisco. A expedição pode, hoje, comemorar a expressiva melhoria do Velhas após seis anos de trabalho”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

Ele enfatizou o êxito do trabalho da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com o tratamento dos esgotos, o que vem contribuindo para Por volta de duas horas da tarde, o barco a vapor Benjamim Guimarães chegou a Barra de Guaicuí, vindo de Pirapora.

Quase uma hora depois, os três caiaqueiros Ronald de Carvalho Guerra, Rafael Guimarães Bernardes e Erick Wagner San Jorge chegaram, cercados por barcos.

O encontro foi testemunhado pela população, que da margem, acompanhava as manobras do vapor e a alegria dos expedicionários.

“A expedição marcou a revitalização. Significa a volta do peixe ao rio, significa o reencontro e o orgulho de um povo com o rio. Fortalece o sentimento de pertencimento a uma bacia.

As pessoas estão se voltando para o rio”, comemorou o coordenador da expedição e do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano. a despoluição da bacia.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: