19 de abril de 2011

‘Façam críticas políticas. Tenho vergonha disso!’, disse o senador Lindberg Faria em defesa de Aécio Neves


O vídeo acima, gravado em julho de 2009, foi difundido no microblog ”PT nacional”, mantido por militantes petistas.
Diz a nota: “#AecioDevassa: Vídeo do Senador tucano Aécio Neves sobre Lei Seca”. Segue-se um link que conduz às imagens.
Nas cenas, uma notícia sobre iniciativa adotada pelo então governador Aécio. Ele criou um batalhão de trânsito na capital mineira.
O objetivo era o de assegurar o cumprimento da Lei Seca. Aécio aparece na peça realçando que a ação teria caráter pedagógico.
Informa que a polícia faria operações em locais de intensa “vida noturna”.
Na sequência, os petistas indicam, na mesma nota, um link que leva à notícia sobre a blitz que parou o carro de Aécio na madrugada de domingo, no Rio.
“Aqui a realidade”, anota a mesagem, seguida de um pedido: “Divulgue” [o vídeo e o texto sobre a recusa de Aécio em submeter-se ao teste do bafômetro.
A iniciativa abespinhou um internauta ilustre, o senador petista Lindberg Farias (RJ). Ele se insurgiu contra os próprios correligionários.
Lindberg escreveu no twitter: “PT nacional, acho baixaria vocês ficarem falando do Aécio. Podia acontecer com qualquer um. Façam críticas políticas. Tenho vergonha disso!”
A reação rendeu a Lindberg uma contrareação da militância petista. O twitter do senador passou a ser alvejado por mensagens acerbas.
Viu-se compelido a recordar um aparte que fizera ao discurso de estréia de Aécio no Senado:
"Quando se teve de enfrentar o Aécio no Senado, eu fui o mais duro no embate”.
O ator José de Abreu, também plugado à internet, foi um dos que reagiram à decisão de Lindberg de sair em socorro de Aécio.
Petista invetarado, Abreu pendurou no microblog um par de interrogações: “Algum demotucano veio aqui defender o Aécio? Ou só o Lindbergh teve coragem?
O senador respondeu em timbre cordial: “José de Abreu, meu amigo! Estou apanhando porque defendi o Aécio. Não gosto dessa utilizacão política de fatos como esse”.
Lindberg acrescentou: “José de Abreu, não é porque tentavam desqualificar o Lula que vamos responder com a mesma moeda. Não me sinto à vontade com esse jogo”.
Prosseguiu: “Nossa crítica tem que ser na política. Alias, eu, no Senado, tenho feito os embates mais duros contra o Aécio. Mas na política”.
Horas depois, como que enfadado do debate, Lindberg deu o assunto por encerrado:
“Vamos mudar de assunto!!! Pelo amor de Deus! Que tal falarmos sobre a reunião do Copom [Comitê de Política Monetária do BC]?”

Nenhum comentário: