8 de fevereiro de 2012

Aécio Neves visita feira agropecuária no Paraná e diz que faltou coragem e decisão ao PT para privatizar


Aécio oposição,
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo Aécio Neves

Aécio Neves diz que governo federal demorou a privatizar aeroportos

Há um software pirata em execução no Brasil. Porque o original é nosso, diz Aécio
O senador Aécio Neves (PSDB/MG) afirmou, nesta terça-feira (7/02), em Cascavel (PR), que faltou coragem e decisão ao governo federal para executar a concessão de aeroportos à iniciativa privada. Na visita que fez hoje à feira agropecuária (Show Rural Coopavel), no Paraná, ao lado do governador Beto Richa, Aécio Neves disse que coube ao PSDB as principais iniciativas econômicas hoje praticadas pelo governo do PT.
“Há um software pirata em execução no Brasil. Porque o original é nosso. Quem concebeu essa construção macroeconômica de câmbio flutuante, superávit primário, foi o PSDB. A Lei de Responsabilidade Fiscal, as privatizações, o Proer, que foi fundamental para a solidez do nosso sistema financeiro. E todas essas conquistas, inclusive a maior delas, o Plano Real, foram feitas com a oposição ferrenha do PT. Temos que esperar e até nos alegrar quando as pessoas mudam de posição”, afirmou o senador.
Aécio Neves disse que houve demora excessiva na formalização nos procedimentos para as concessões dos aeroportos. O governo realizou ontem o leilão de privatização dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o de Brasília. O senador lembrou que, ainda como governador de Minas, em 2005, sugeriu a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, o modelo de concessão agora adotado pelo governo.
“Eu levei, acompanhado do então prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, hoje ministro do Desenvolvimento Econômico, à então chefe da Casa Civil, em 2005 ou 2006, a proposta de concessão do metrô da capital do meu Estado, Belo Horizonte, e do aeroporto Tancredo Neves, em Confins. Exatamente o modelo que, depois de toda essa resistência, eles assumem. Fico imaginando o ministro Guido Mantega, quando entrar esses R$ 25 bilhões da concessão de três aeroportos, pensar: por que demoramos tanto tempo para acordar e não assumimos mais essa proposta do PSDB. Teria sido melhor para o Brasil e para o próprio governo deles”, afirmou Aécio.
PPPs
O senador destacou ainda que permanece o atraso do governo na realização de parcerias público-privada (PPPs), que tiveram legislação aprovada desde 2003.
“Sempre houve posição muito ideológica do PT contrário às parcerias público-privadas, as PPPs. Em 2003, o governo federal aprovou a lei das PPPs. Grande discussão no Congresso e anunciada como um marco da administração pública federal pelo governo. Até hoje o governo federal não fez uma sequer”, disse Aécio.
Agronegócio
Aécio Neves alertou para a necessidade de aumento no valor agregado dos produtos brasileiros e de uma maior qualificação da mão-de-obra. O senador também cobrou uma política de estímulo ao agronegócio.
“Não há uma política de médio e longo prazo para estimular o agronegócio e para que ele cada vez mais industrialize os seus produtos no Brasil. Estamos perdendo força na nossa balança comercial nos produtos manufaturados, voltando a ser exportadores de commodities. E ficamos absolutamente vulneráveis, tanto diminuindo a geração de empregos quanto do ponto de vista dos preços internacionais. 95% dos empregos gerados no Brasil nos últimos oito anos foram de até dois salários mínimos. É esse emprego que queremos ou queremos qualificar mais a nossa mão-de-obra? Falta uma política estímulo à qualificação e ao desenvolvimento do setor agropecuário. No dia em que o Brasil compreender que esse é o setor que mais receitas e empregos gera, o Brasil dará um salto muito maior do que tem dado até hoje. E em Cascavel, hoje, vejo um exemplo muito claro do Brasil que dá certo”, disse Aécio.
Coopavel
Realizado anualmente pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a feira é um evento tecnológico no qual empresas de pesquisa e equipamentos lançam novos produtos e tecnologias. Em sua última edição, mais de 185 mil visitantes acompanharam as apresentações técnicas promovidas.  Fundada em 1970, a Coopavel conta com três mil filiados em suas 24 filiais, presentes em 17 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Nenhum comentário: