6 de setembro de 2013

PSDB quer mostrar que marca social é forte

Aécio Neves: presidente do PSDB diz que PT se contenta com a administração da pobreza.


PSDB cria Portal Social


PSDB lançou o Portal Social do Brasil. “Temos que dizer para o cidadão que é ele quem muda a vida dele, mas o Estado pode ajudar. Essa é a lógica que estamos construindo”, adisse o senador Aécio Neves.

Fonte: Valor Econômico

PSDB tentará desconstruir marca do PT em área social


PSDB decidiu enfrentar o debate com o PT sobre a política social dos seus governos. Quem afirma é osenador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do partido e cotado para disputar a Presidência da República em 2014. O partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que implantou programas de transferência de renda, quer mostrar para a população que o PT não tem o monopólio dos programas sociais. E quer desconstruir a ideia segundo a qual os governos do PT desenvolvem ações para superação da pobreza.

“O PSDB aceitou passivamente esse discurso do PT, quase monopolista das boas intenções em política social. Não é verdade. Nós sabemos como começaram esses programas. Vamos enfrentar esse debate frontalmente. Vamos contar como os nossos programas têm muito mais consequência que os programas deles”, afirmou Aécio. “Nós vamos para a discussão com o PT no campo social. O PT, hoje, se contenta com a administração da pobreza. Não há uma ação consistente para superação da pobreza“, disse Aécio.

É com o objetivo de fazer esse enfrentamento que o PSDB lançou ontem o Portal Social do Brasil para servir como “espaço de atendimento e debate do partido com a sociedade”. No portal, serão apresentadas experiências de programas sociais de governos estaduais administrados pelo PSDB, e, num segundo momento, de prefeituras. Serão mostrados, inicialmente, 40 programas e práticas sociais implantados nos oito Estados administrados pelo PSDB e, por meio do portal, prefeitos e gestores poderão fazer consultas online gratuitas sobre a execução de ações.

“Vamos fazer um levantamento das consequências do programa, para saber em que condições estão os alunos [das famílias beneficiadas]. Virou uma caixa preta”, afirmou. Ele questiona se está havendo visitas de assistentes sociais às famílias e se estão sendo cobradas as condicionantes para a participação no programa. “Temos que dizer para o cidadão que é ele quem muda a vida dele, mas o Estado pode ajudar. Essa é a lógica que estamos construindo, para contrapor com esse paternalismo [que cerca o Bolsa Família]. Sempre com o cuidado de não colocar em dúvida a manutenção do programa”, afirmou o senador.

Aécio avalia que é “covardia” comparar as gestões do PSDB e do PT no quesito política econômica. “Dentro do próprio governo, não há dúvida de que fomos muito mais responsáveis e capazes. Então, queremos discutir políticas sociais. Estamos elencando experiências do PSDB que deram certo.”
Leia também
Portal Social: PSDB lança espaço para disseminar boas práticas

Nenhum comentário: