2 de janeiro de 2011

Aécio lamenta morte do senador Eliseu Resende

Leia nota do senador eleito Aécio Neves sobre o falecimento do senador Eliseu Resende

Fonte: O Tempo
“O senador Eliseu Resende, ao longo de toda sua trajetória política, lutou e trabalhou pelo desenvolvimento do Brasil. Nos últimos anos no Senado da República foi um dos mais ardorosos e corajosos defensores dos interesses de Minas e das boas causas em favor do Brasil.
Além de uma grande perda para os mineiros de um de seus maiores homens públicos, lamento também como uma perda pessoal para mim. Contava em poder estar lado a lado com ele no Senado, trabalhando pelas reformas que o país espera e pelas mudanças na prática política, sobre as quais conversamos muitas vezes no último ano.
Meu abraço e minha solidariedade aos seus familiares e amigos.”
Aécio Neves
_______________________________________________

Luto .Senador mineiro, que estava internado no Incor desde novembro, foi vítima de falência renal

Fonte: Luiz Sá – O Tempo

Corpo será velado hoje no Salão Nobre da ALMG; enterro será em Oliveira

Pesar. O democrata Eliseu Resende assumiu o cargo de senador em 2006, e tinha mandato até 2014.
Morreu na noite de ontem, aos 81 anos, o senador mineiro Eliseu Resende (DEM), vítima de falência renal. Eliseu estava internado no Instituto do Coração (Incor) de São Paulo desde 30 de novembro do ano passado.
De acordo com informações da assessoria do senador, ele deu entrada no hospital para realização de um check up de rotina no coração. No exame, os médicos detectaram um tumor no intestino e Eliseu foi submetido a uma cirurgia. Depois disso, o senador ficou em recuperação e tinha alta prevista para a véspera do Natal. Próximo à data, porém, ele apresentou inchaço nos pontos da cirurgia e teve que passar por outro procedimento, ainda segundo a assessoria do senador.
Com a nova cirurgia, a alta de Eliseu Resende estava prevista, então, para o fim de dezembro passado. Ontem, no entanto, o quadro de saúde do senador se agravou. Ele chegou a ser entubado, mas apresentou sinais de falência renal. Às 19h45 de ontem, o senador não resistiu e morreu.
Despedida. O corpo será velado hoje, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ainda de acordo com a assessoria do senador, o horário só deverá ser confirmado no início
desta manhã, pois existem questões a serem resolvidas em relação ao transporte aéreo do corpo entre São Paulo e Minas Gerais, mas a expectativa é de que o corpo do senador seja velado a partir do meio dia de hoje.
O enterro deve ocorrer amanhã, na cidade de Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas – terra natal de Eliseu. Abalados, os familiares do senador não quiseram comentar, ontem, a morte do parlamentar.
História. Eliseu era formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obteve o título de Master of Sciences e o Ph.D pela Universidade de Nova York (EUA). Foi professor catedrático da Escola de Engenharia da UFMG e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC).
Ele exerceu os cargos de diretor do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e de Ministro de Estado dos Transportes. Também teve atuação nos setores da indústria química e de siderurgia. Em 1990, Eliseu Resende foi diretor de Furnas Centrais Elétricas e presidente da Eletrobrás.
Em 2006, ele foi eleito senador pelo antigo PFL – atual DEM -, apoiado pelo então governador Aécio Neves, com cerca de 60% dos votos. Com a morte do senador, Clésio Andrade (PR-MG) assumirá o cargo. O mandato se encerra em 2014. (Com Anderson Alves)
Perda
Anastasia decreta luto oficial de três dias em todo o Estado
Tão logo recebeu a informação da morte do senador Eliseu Resende, ontem à noite, o governador de Minas Gerais decretou luto oficial de três dias em todo o Estado.
Aliado político e amigo pessoal de Eliseu, Anastasia classificou o senador mineiro como um “exemplo de homem público”. ”Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias.Deputado, candidato a governador, ministro e senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros”, declarou Anastasia.
O governador comparecerá hoje ao velório, que ocorrerá no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Ao descrever Eliseu Resende, Anastasia apontou a “valorização da democracia” como uma característica marcante do senador mineiro.
“Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, ele (Eliseu) permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia. Como governador, em nome de todos os mineiros, expresso o mais profundo sentimento de tristeza com que o Estado de Minas Gerais encara a perda deste companheiro de tantas jornadas”, completou Antonio Anastasia.
O atual governador de Minas e o senador Eliseu Resende tiveram uma recente história de parceria política bem-sucedida no Estado. Os dois fizeram parte da chapa que reelegeu Aécio Neves ao governo, em 2006 ? Eliseu disputou o Senado, enquanto, Anastasia, era candidato a vice-governador.
Na época, a coligação adversária, encabeçada pelo PMDB, com apoio do PT, liderava as pesquisas eleitorais na disputa ao Senado com Newton Cardoso. Um mês antes das eleições, porém, em uma virada sem precedentes, Eliseu saiu da terceira colocação nas pesquisas e acabou eleito para o Senado com 5.055.491 votos. (Anderson Alves)

Nenhum comentário: