12 de janeiro de 2011

Antonio Anastasia poderá dar palavra final na disputa pela 1ª secretaria na Assembleia de Minas


Bancada de apoio ao Palácio da Liberdade já tem nome para assumir a primeira secretaria da Assembleia Legislativa, cargo mais cobiçado da Casa, mas batalha promete ser difícil

A base aliada do governador Antonio Anastasia (PSDB) poderá dar a palavra final na disputa pela primeira secretaria na Assembleia de Minas. O preferido entre a bancada governista, maioria na Casa, é o deputado Dilzon Melo (PTB). Para ter como certo seu lugar ao sol, o companheiro de partido, Arlen Santiago, e os deputados José Henrique (PMDB) e Inácio Franco (PV) têm de abrir mão do cargo. Nos bastidores, a informação é de que existe uma pressão para que as legendas e Arlen Santiago desistam da vaga. Para os peemedebistas, estaria sendo oferecida a vice-presidência, enquanto para o PV, a segunda vice.
Depois da presidência, a primeira secretaria é o cargo mais cobiçado no Legislativo, já que cuida das finanças da Casa. Convencer a concorrência de renunciar ao cargo, entretanto, pode não ser assim tão simples. Os deputados eleitos do PMDB se reuniram na semana passada e saíram decididos de que não vão abrir mão da primeira secretaria, alegando ser um direito da legenda. O líder da bancada, Vanderlei Miranda, disse ontem que o nome indicado pelo partido é forte, já que José Henrique está alinhado com o Palácio da Liberdade. “Não justificaria ele ser contemplado com menos”, afirmou.
Arlen Santiago usa do mesmo argumento para defender que não estaria sendo pressionado para deixar a disputa. Ele diz que ficaria muito decepcionado se essa proposta fosse feita. “Se eu recebesse a proposta de dividir o cargo com o Dilzon, cada um ficaria durante dois anos, tudo bem. Mas, se eu receber a proposta de deixar a vaga, será uma grande decepção”, afirmou.
Arlen disse ainda acreditar que Dilzon vai desistir da batalha, no entanto, seu companheiro já avisou que não abre mão da disputa. O deputado Inácio Franco também afirmou que está no páreo na disputa. ” Tudo vai depender da composição”, disse.
Além deles, o deputado Gustavo Corrêa (DEM) já manifestou desejo em disputar o cargo. Disse que sua candidatura vai depender do aval do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador Anastasia. “Se eles acharem que eu deva concorrer à vaga, vou concorrer. Mas, se acharem que no momento outra pessoa deva assumir a primeira secretaria, vou apoiar o candidato deles”, afirmou.
Uma fonte que não quis ser identificada revelou que já existe uma tendência natural que dá como certa a nova composição da mesa diretora. O tucano Dinis Pinheiro já está certo na presidência. O deputado José Henrique deverá ficar com a primeira vice-presidência, Inácio Franco com a segunda e o PT, representado por Almir Paraca, ficaria com a terceira vice-presidência. A primeira secretaria ficaria com Dilzon Melo, a segunda secretaria com um nome do PDT e a terceira secretaria poderá ser ocupada por Jayro Lessa (DEM).
“A negociação ainda não é oficial. Mas existe uma tendência natural para que esses nomes integrem a Mesa, com os respectivos cargos. Na verdade, os partidos lançam nomes para disputar a primeira secretaria para fazer pressão. Mas, depois, conversas vão acontecendo e tudo vai fluindo naturalmente”, afirmou a fonte.

Fonte: Alice Maciel - Estado de Minas

Nenhum comentário: