30 de janeiro de 2012

1963: PARLAMENTARISMO X PRESIDENCIALISMO

Minha formação profissional é na área de comunicação. Antes mesmo de terminar a faculdade, já havia trabalhado em algumas campanhas eleitorais. Por circunstâncias e vontade, acabei me especializando em trabalhos nas áreas eleitoral e pública.

Envolvida há tanto tempo nessas áreas, é difícil encontrar uma peça de publicidade, que realmente me surpreenda ou sensibilize.

Digo isso para introduzir a peça de propaganda abaixo. Trata-se de um jingle de 1962, no formato de programa de rádio, em defesa da volta do presidencialismo no Brasil.

Acredito que toda peça publicitária precisa ser entendida dentro do contexto em que foi produzida. Essa ilustra uma época em que o rádio tinha imensa importância na vida nacional.

História

Em 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, o país se viu diante de um impasse. De um lado, defensores da ordem democrática lutavam para que fosse garantida a posse do vice presidente João Goulart. De outro, articulavam-se os setores que viam na posse de Jango uma ameaça a seus interesses.

Veja o manifesto divulgado por Tancredo Neves na época.

Parlamentarismo

Diante da ameaça de uma ruptura democrática, foi construída a solução parlamentarista. Com ela, setores democráticos acreditavam ganhar tempo ou para que o Brasil se adaptasse à nova forma de governo ou para que o Presidente Goulart se fortalecesse à frente do pais e conseguisse retornar ao sistema presidencialista sem o risco de um golpe militar.

Implantada em 1961, a experiência parlamentarista durou pouco. Em 1963, foi realizado um plebiscito para que a população escolhesse entre a manutenção do novo sistema de governo ou a volta ao presidencialismo, defendida pelo Presidente.

Venceu a volta ao presidencialismo com cerca de 80% dos votos.

Em 1964, o golpe militar interrompeu a trajetória democrática do país. O golpe ameaçado em 1961 se concretizou em 1964.

Você pode ouvir aqui a gravação do jingle que defendia a volta ao presidencialismo. Veja se não é uma delícia!

Nenhum comentário: