15 de abril de 2013

Pacto Federativo: prefeitos reforçam proposta de Aécio

Pacto Federativo: prefeitos das capitas defende uma repactuação federativa.



Pacto Federativo: Aécio Neves


Fonte: Valor Econômico


Prefeitos de capitais reforçam discurso de novo pacto federativo

Prefeitos de capitais reforçaram nesta quinta-feira o discurso de que é preciso fazer uma repactuação federativa para melhorar as finanças dos municípios. Essa tem sido a sido a linha principal do discurso de dois pré-candidatos à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

“O prefeito é a parte mais espremida. Tanto é que levou à reabertura do debate sobre o pacto federativo“, afirmou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em debate da revista “Exame”.

O petista, que tenta aprovar no Congresso a mudança no indexador da dívida pública, disse que já houve avanços, como a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), os municípios ganharam responsabilidades depois da Constituinte ao mesmo tempo em que perderam receita. “Não é algo dos governos Dilma e Lula nem somente dos governos Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco”, disse.

Aliado de Eduardo Campos, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB) endossou o discurso e pediu uma revisão na transferência de recursos. “O IPI e o Imposto de Renda, que dão dinheiro para as prefeituras, perderam peso na arrecadação nos últimos 25 anos”, afirmou.

Link da Matéria: http://www.valor.com.br/politica/3083410/prefeitos-de-capitais-reforcam-discurso-de-novo-pacto-federativo

Nenhum comentário: