1 de outubro de 2014

Discussão do programa de governo de Aécio mobiliza Facebook

Usuários do Facebook interagiram com Fábio Feldeman, coordenador de Meio Ambiente, por meio do perfil oficial de Aécio Neves.


Face to Face


Fonte: Jogo do Poder



Aécio: plano de governo


Veja como foi o diálogo com os internautas:


Face to Face - Fábio Feldmann, coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade, respondeu as perguntas por meio do perfil oficial do senador Aécio Neves no Facebook.


Fernanda Osaki Gomide: Boa noite, sou arquiteta e urbanista e vejo que em diversas cidades desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos existe uma cultura sustentável, com mobiliários urbanos de materiais reaproveitáveis lindíssimos e funcionais, ciclovias e transporte públi…Ver mais


Aécio Neves: Cara Fernanda, também estamos querendo fazer uma revolução no urbanismo brasileiro, de modo que as nossas cidades de fato passem a ter ciclovias, bom transporte público e que de fato ofereçam uma boa qualidade de vida aos seus cidadãos. Em relação ao resíduos, queremos estimular a reciclagem. Enfim, desejamos, como você, um outro padrão para as cidades brasileiras. Obrigado.


André Araújo: Qual sua proposta para combater o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica?


Aécio Neves: André, além de reforçar as medidas de controle e fiscalização, é fundamental criar novas alternativas de desenvolvimento para a Amazônia, baseada no uso sustentável da floresta e, não, na sua supressão. Para tanto, vamos reorientar todas as políticas de ocupação territorial da Amazônia brasileira.


Rodrigo Prudente Scalabrini: Comente um pouco sobre Biotecnologia e os investimentos nessa área. Obrigado desde já!
Aécio Neves: Rodrigo, o Brasil precisa de estar em plena sintonia com as inovações que estão na fronteira do conhecimento, como a biotecnologia. Daremos destaque a esse tema até porque um país que tem a maior Biodiversidade do mundo tem que ser uma potência também em biotecnologia.


Gesoco Coelho: Fabio , boa noite.,, qual vai ser a principal linha da matriz energética e como vai combater as emissões de poluentes? abs
Aécio Neves: Gesoco, estamos propondo uma matriz energética com ampla participação de renováveis e eficiência energética. Em relação ao poluentes, temos uma preocupação especial em garantir um diesel de qualidade nos grandes centro urbanos que atenda o padrão mais rigoroso do mundo. É bom lembrar os impactos da poluição na saúde dos brasileiros. Obrigado.


Nielson Santos: Qual sua proposta sobre o desmatamento ilegal?
Aécio Neves: Nielson, o desmatamento é uma tragédia anunciada. No governo de Aécio Neves, vamos praticar a lei até nas vírgulas. Há meios legais para banir essa tragédia. Vigilância eletrônica por satélites, agilidade na responsabilização, em uma palavra, cumprimento da lei até o desmatamento zero.


Mayra Katiele: O Brasil tem capacidade de manter um crescimento sustentável sem prejuízo de outras áreas?
Aécio Neves: Prezada Mayra, temos plena convicção de que isso é possível. O Brasil é detentor de um dos mais importantes ativos ambientais do planeta, o que nos permite desenvolver, no presente, assegurando a prosperidade das geracões futuras.


Rafaela Soares: Como o governo pretende integrar a Educação Ambiental com a Gestão Pública ? Já existe algum projeto ?
Aécio Neves: Rafaela, para nós, a educação ambiental é fundamental. Já existe uma lei que se denomina Política Nacional de Educação Ambiental, de 1997: devemos colocá-la em prática. Com isso, os brasileiros de amanhã terão condições de exercer uma verdadeira cidadania ambiental. Um abraço.


Aurelio Braga: Como conciliar desenvolvimento sustentável com crescimento econômico???
Aécio Neves: Aurelio, obrigado pela sua pergunta. Ambos os conceitos não são excludentes. Nossa proposta é que o dinheiro não manda, quem manda é o bem do país. É um desafio para a inteligência e nós vamos usar a inteligência para ocorrer um equilíbrio, o que hoje não está ocorrendo.


Adriano Rego e Silva: Olá Fábio!! em tempos de engarrafamentos monstruosos nas grandes e médias cidades, o Sen Aécio podia propor a melhoria e multiplicar do transporte ferroviário…nossas ferrovias estão abandonadas!!
Aécio Neves: Estamos muito preocupados com a ampliação do uso do automóvel nas grandes cidades brasileiras, que se transformarão em grandes estacionamentos. Propomos uma ampliação do uso da bicicleta, bom transporte público sustentável: barato, eficiente e não poluidor. Neste, o transporte por trilhos, tem uma prioridade alta. Abraços.


Mag Bahia: Dr. Fábio, após todos os desastres da transposição do São Francisco, algum plano de ação sustentável para os danos?
Aécio Neves: Prezada Mag, quando Aécio foi governador de Minas, teve o cuidado de alertar o governo federal para o equívoco de implantar a transposição antes de um amplo esforço, junto aos estados da bacia do São Francisco, para promover a recuperação hidro-ambiental do Rio São Francisco. Infelizmente, os alertas daquele momento não foram considerados pelo governo federal e a situação é a que nós vemos hoje, um rio morrendo de sede.


Helena Moreira Machado: O que vocês tem a dizer sobre a hidrelétrica belmont ?
Aécio Neves: Helena, a hidrelétrica de Belo Monte é uma obra importante, porém foi mal licitada. O consórcio que venceu foi fake e depois teve-se que organizar um consórcio para tocar realmente a obra. Porém, o maior problema é que é uma usina a fio de água e por isso, vai gerar muito menos energia. É bom que se diga que essas usinas a fio de água, como Belo Monte, foram uma decisão da então Ministra Marina Silva. Essa decisão compromete o interesse de gerações futuras de brasileiros, na medida que abrimos mão de uma energia limpa e barata como é a energia das hidroelétricas.


Karen Roizen: O que pretende fazer para conservar a Amazônia?
Aécio Neves: Karen, a Amazônia é uma preocupação nossa. Trata-se do bioma que tem a maior floresta tropical do mundo e a maior bacia de água doce. Desse modo, estamos propondo um desenvolvimento com conservação, lembrando que parte dos problemas de falta de água na região Sudeste se devem ao desmatamento. Enfim, vamos desenvolver a região com inclusão social e conservação de seus ecosistemas. Abraço.


Brendo Souza: Com a seca das represas, qual é o método mais sustentável para a fabricação de energia?
Aécio Neves: Prezado Brendo, como sabemos, nossa matriz energética é baseada nos recursos hídricos, por isso precisamos adotar uma política vigorosa de conservação e recuperação das nossas bacias hidrográficas. Temos que nos lembrar que as águas não nascem nas calhas dos rios, mas em uma ampla e pulverizada rede de nascentes e pequenos minadouros. Além disso, vamos dar total prioridade às outras fontes renováveis de energia, como biomassa, solar e eólica para assegurar um fornecimento de energia firme ao longo do tempo.
Aécio Neves: Olá Brendo, existem imensas possibilidades de produção de energia limpa a serem exploradas, como a energia eólica e a energia solar.


João Vitor Vieira Leitão: O que vocês pretendem fazer para melhorar as fiscalizações de desmatamento na amazônia.
Aécio Neves: João, a fiscalização será ampliada. Além disso, queremos inovar em termos de combate à madeira ilegal, que hoje domina o mercado brasileiro. Ou seja, temos um compromisso claro de usar o que é disponível em termos tecnológicos, como o monitoramento por satélite e estamos pensando na utilização de drones. Abraço.


Lucas Batista Pinheiro: Como fazer uma boa Política Pública para os Resíduos Sólidos?
Aécio Neves: Olá, Lucas! Como você sabe, o Brasil ganhou uma avançada lei nacional de gestão de resíduos. O que falta agora é colocá-la em prática. É necessário apoiar iniciativas de reuso, reciclagem e remanufatura dos resíduos. Torna-se necessário estabelecer umapolítica tributária que leve em conta o princípio da logística reversa e o ciclo de vida dos produtos. Além disso, o governo federal não pode ficar indiferente à necessidade de apoiar os pequenos municípios para cumprir a obrigatoriedade de eliminação dos lixões.


Teresa Villac: Boa noite, gostaria de saber sobre duas políticas públicas socioambientais: as contratações públicas sustentáveis e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis.
Aécio Neves: Cara Teresa, como você sabe, para nós, a licitação sustentável é absolutamente estratégica, uma vez que o Poder Púbico brasileiro é um dos principais responsáveis pelas aquisições de bens e serviços. Assim, vamos ampliar o que já está sendo feito, inovando com o uso de instrumentos de taxação, para estimular os materiais reciclados. Trata-se de uma das nossas estratégias na direção de uma economia sustentável. Agradeço muito a sua colaboração, sempre importante. Abraços. Fábio


Diêgo Araujo: Boa noite, Uma grande seca esta acontecendo no Nordeste. Isso esta causando uma desertificação na região. Quais as medidas para reverter esse quadro numas das regiões mais bonitas do Brasil?
Aécio Neves: Caro Diêgo, os eventos climáticos críticos: secas no Nordeste e enchentes no Norte, além da inusitada seca no Sudeste, revelam que as mudanças climáticas estão afetando drasticamente o ciclo hidrológico e o regime das chuvas, por isso nosso plano de governo dá prioridade às medidas de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Uma importante medida, além de proteger as bacias hidrográficas, é a decisão que vamos adotar de implantar um amplo programa nacional de infraestrutura hídrica voltado à reservação de água.


João Vitor Ferreira: Os rios aqui de Minas estão secando não só pela falta de chuva mas também pela retirada ilegal de areia das margens dos rios, qual a sua proposta sobre essa prática ilegal ?
Aécio Neves: João Vitor, queremos acabar com a impunidade em relação a práticas predatórias ilegais: tornaremos os órgãos ambientais federais capazes de uma atuação mais efetiva e apoiaremos os órgãos estaduais e municipais. Abraço.


Thiago Alexsander: Qual são as propostas do Aécio sobre a despoluição de rios como o Tiete e o Paraíba do Sul ambos no Estado de SP
Aécio Neves: Amigo Thiago, lamentavelmente, este é um problema nacional que não afeta apenas o Tietê e o Paraíba do Sul. As nossas bacias hidrográficas, principalmente no Sul, Sudeste e Nordeste, encontram-se em estágio de degradação tanto em relação à poluição das águas, ao desmatamento e outras atividades poluidoras que degradam nossos cursos d’água. Por isso estamos propondo, no nosso plano, iniciativas voltadas à recuperação dos biomas e a restauração das bacias hidrográficas críticas.


Lucia Andrade: Aécio, em seu programa de governo tem uma parte de incentivos aos pequenos agricultores para que estes preservem as matas de suas propriedades, protegendo nascentes e projetos regionais para educação ambiental, a meu ver precisa uma empresa do estilo Embrapa ou Emater para dar estes cursos, ensinar os pequenos a fazer cada vez mais com menos, sem destruir a natureza. O programa também teria de embrenhar pela Amazônia, fazendo com que os moradores possam ter uma renda sem que seja necessário trabalharem para madeireiros clandestinos e isto com certeza demandaria diminuição de desmatamento, pois os moradores se não dependessem dos madeireiros, quando vissem um início de desmatamento em áreas ilegais seriam os primeiros a denunciar, a ajudar o governo a preservar nossa Amazônia. Além é lógico de investir em tecnologia de ponta, tipo, monitoramento via satélite, com todos os órgão integrados O que seu Plano de Governo fala sobre isto? Sou mineira de São Lourenço, sul de Minas e por aqui precisamos preservar mais para que nossas águas minerais não acabem….
Aécio Neves: Lúcia, temos muitas propostas que atendem as suas demandas, entre elas, estamos propondo uma vigorosa política de pagamento por serviços ambientais. Este visa gerar uma renda àqueles produtores e proprietários que preservam fragmentos florestais e, comisso, prestam serviços ambientais à sociedade. Estamos querendo estimular aqueles que cuidam das nossas florestas e criar condições para que possam prover alternativas às atividades ilegais. Ou seja, queremos oferecer madeira legal e, com isso, eliminar, com o tempo, o mercado ilegal hoje predominante no Brasil. Obrigado.


Maik Felipe: boa noite, gostaria de saber qual o projeto para o saneamento básico, acho que engloba a questão ambiental !!!
Aécio Neves: Maik, a nossa proposta sobre saneamento básico engloba assuntos ambientais, mas está estritamente relacionada à outros setores das ações governamentais, como a saúde.


Henrique Figueiredo: Tenho uma empresa especializada em obras de infraestrutura portuária. Temos grande dificuldade na execução das obras, devido às licenças ambientais, mesmo que elas estejam em uma área degradada. O que o Sr. diz a respeito?
Aécio Neves: Nossa proposta de governo, Henrique, reconhece que o licenciamento ambiental é um importante instrumento de conservação dos recursos naturais e de qualidade do meio ambiente. Mas reconhecemos que é necessário fazer uma ampla discussão sobre o atual modelo de licenciamento para torná-lo mais eficiente e menos burocrático. Ao ler o nosso programa, você irá perceber que esse tema merece uma atenção especial.


Cristiane Lopes: Olá, Fábio, boa noite! A falta d’água que já atinge São Paulo é um indício preocupante, não apenas, no que diz respeito ao abastecimento. Sem água nossas usinas hidroelétricas não poderão gerar energia elétrica. Qual o incentivo fiscal e planos de isenção de impostos para projetos de energia limpa previstos em seu governo?
Aécio Neves: Cristiane, estamos propondo uma ampliação das energias renováveis como a solar e a eólica. No caso dessas últimas, permitir que se possa vender o excedente gerado, estimulando assim que o Brasil se torne um exemplo de desenvolvimento sustentável. Em relação à falta de água, estamos preocupadíssimos com o comprometimento que o ciclo hidrológico possa vir a ter em função do aquecimento global. Em outras palavras, os cientistas já estão alertando que o Brasil pode vir a ter problemas ainda mais graves, em termos de estiagens prolongadas, como a de SP e chuvas muito intensas como ocorreu na região Norte. Vamos enfrentar esta crise ecológica que hoje compromete o nosso futuro. Abraço.


Angela Soares: Boa noite..há algum projeto no q tange ao reaproveitamento de agua potável nas cidades??
Aécio Neves: Angela, no nosso programa estamos dando especial atenção às políticas de reuso da água, tendo em vista a necessidade de superar a cultura do desperdício que ainda hoje domina as nossas relações com a natureza.


Natalia Verza: Fábio, faço parte da equipe de pesquisadores da Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas da Unicamp/Embrapa. As perdas na agricultura e a extinção de espécies associadas às mudanças climáticas já são uma realidade. Quais os planos de investimento em P&D nesta área?
Aécio Neves: Natalia, precisamos realmente conhecer os impactos do aquecimento global na biodiversidade brasileira e na agricultura, bem como em toda a nossa economia. Ampliaremos os investimentos nas pesquisas e instituições que estão trabalhando nesses temas. Abraços.


Guta Merini: Boa noite, o governo de Aécio Neves terá alguma posição em defesa dos animais? Não apenas em defesa dos animais silvestres, mas também dos animais domésticos.
Aécio Neves: Guta, estamos tratando deste assunto com especial atenção. Temos uma longa tradição de priorizar as políticas de proteção à fauna silvestre deixando de lado os direitos dos animais em sentido amplo. Por isso nosso programa contempla esse tema com o compromisso de estabelecer normativas específicas para proteção dos animais domésticos.


Marco Túlio Dias Lima: Qual as intenções em relação a geração de energia nuclear? Qual a proposta para as usinas nucleares já existentes no Brasil?
Aécio Neves: Marco Túlio, os principais tópicos são: ter planejamento com previsibilidade, gestão da obra, estabilidade regulatória, segurança jurídica e licenciamento ambiental mais transparente e mais ágil, atendendo aos requisitos sócio ambientais e respeitando os interesses das comunidades locais.


Edson Pinheiro Lopes Pinheiro: Sobre as construções de usinas hidrelétricas.Qual os tópicos principais??
Aécio Neves: Edson, obrigado pela sua pergunta. Estamos priorizando outras fontes de energia, como gás natural, eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas. Mas, sabemos que não podemos abrir mão do domínio sobre a tecnologia da energia nuclear. Ademais, os investimentos em usinas nucleares são muito elevados e de maior prazo. Temos consciência que o Brasil precisa ter uma matriz hidrotérmica para garantir a segurança do abastecimento e, nesse caso, as usinas nucleares podem ter um papel a desempenhar.
Temos também um enorme potencial a desenvolver de energia gerada a partir da biomassa. Quanto às usinas existentes, o fundamental é manter o seu funcionamento, realizando manutenções periódicas criteriosas e mantendo ativos os planos de risco ambiental.


Teófilo Neto: Fábio, boa noite… Quanto aos famosos lixao perto das cidades! mesmo sendo o incorreto o que vai acontecer pra gerar uma solução?
Aécio Neves: Teófilo, o prazo para acabar com os lixões terminou em agosto deste ano. Queremos realmente dar uma solução para o problema de resíduos sólidos, cumprindo a lei, além de pensarmos em inovações que permitam estimular o reciclável com boas iniciativas no campo da tributação e uso do poder de compra do Poder Público (licitaçãosustentável). Abraço.


Andrews Miguel De Queiroz Santana: Teremos alguma política para reutilização de água?
Aécio Neves: Andrews, vamos efetivamente criar condições para o reuso de água que, cada vez mais, se torna uma alternativa efetiva para a escassez que vivemos em relação a este recurso. Abraço.


Claudinha Snoopynho: Boa noite! Quais mecanismos financeiros o Governo de Aécio irá usar para a preservação ambiental?
Aécio Neves: Claudinha, esse é um tema fundamental da sustentabilidade. O Brasil não pode mais continuar adotando apenas políticas de comando e controle em relação à gestão do meio ambiente. Assim, nosso programa aborda a questão da sustentabilidade de forma holística, incluindo as necessárias adequações das políticas fiscal, tributária e creditícia que estimulem o uso sustentável em contra posição ao uso predatório que ainda prevalece em muitos casos. Vamos, ainda, enfatizar o princípio poluidor/usuário-pagador como forma de abordar o tema.


Denise Schafirovits Kassow: qual a proposta para despoluição dos rios e aproveitamento destas bacias como transporte pluvial? Aliviando a poluição de caminhões nas estradas, por exemplo?
Aécio Neves: Denise, você acertou em cheio! Apenas como exemplo, em São Paulo, poderíamos estar usando o Tietê e o Pinheiros para transporte de cargas, eliminando milhares de caminhões que congestionam a região metropolitana. O Brasil merece ter um programa agressivo de resgate dos nossos rios, devolvendo os mesmos à sociedade. Esse é o compromisso do Aécio. Abraços saudosos. Fábio


Walter Pereira de Carvalho: Fábio só não invente rodizio de carros no Brasil e de um dia inteiro, como vc fez em São Paulo e que te fez esquecido do eleitor.
Aécio Neves: Caro Walter, estamos estimulando o transporte púbico sustentável, bem como o transporte não-motorizado, como a bicicleta. Abraços


Fabrício Costa: Como conciliar a Construção de Hidroelétricas com a preservação do meio ambiente?
Aécio Neves: Fabrício, esse é um grande desafio para o nosso país. Porque, como você sabe, temos um extraordinário potencial de energia elétrica, mas reconhecemos e reafirmamos o nosso compromisso com a necessidade de fazer o aproveitamento desse potencial de forma sustentável e amigável com o meio ambiente.


Maria Fernanda Lima: Existe algo que o presidente pode fazer para garantir o tratamento do esgoto em geral e dos resíduos das industrias das grandes cidades, evitando o aumento da poluição dos rios? Ou isso compete ao legislativo? Obrigada!
Aécio Neves: Olá Maria Fernanda! Este é outro tema que tem desafiado sucessivos governos. É absolutamente incompreensível que o Brasil tenha entrado no terceiro milênio com índices de tratamento de esgoto preocupantes. Nossa proposta é de universalização do saneamento básico, particulamente nas regiões mais pobres, tendo em vista a importância dessa iniciativa para proteger as águas e assegurar a saúde pública da população. Como sabemos, em torno de 40% das internações no Brasil são de doenças decorrentes de fonte hídrica.


Lauro Fujihara: qual sua proposta em relação aos animais domésticos abandonados,,,,e em relação à proteção e preservação de animais silvestres,que morrem aos milhares diariamente vítimas de atropelamento em estradas,em queimadas e v´timas de caçadores,pois a lei é muito branda em relação ao tráfico de animais.
Aécio Neves: Lauro, o programa inclui propostas relativas aos direitos dos animais. Consideramos esse tema muito importante desde a Assembléia Nacional Constituinte, que permitiu colocar na constituição de 88 dispositivos contra as práticas de crueldade contra os animais. No que tange aos animais silvestres, estamos propondo uma política nacional de proteção à fauna silvestre e combate ao tráfico de animais silvestres. Está no programa. Obrigado.


Evelyn Louise: Equipe Aécio Neves, sou estudante de medicina veterinária, quando se fala em preservação do meio ambiente, fala-se também, além da Flora – da Fauna, e eu gostaria de saber se sua equipe tem alguma proposta para tentar minimizar o tráfico de animais, que anda ocorrendo em nosso país e são vendidos em pet shops sem a menor fiscalização! Principalmente quando se trata de animais exóticos e que correm risco de extinção!
Aécio Neves: Evelyn, agradeço pela sua pergunta. O combate ao tráfico de animais é levar a sério a fiscalização. Nossas fronteiras parecem peneiras. Temos meios legais e profissionais capazes de realizar este trabalho. Acreditamos que seja um problema de soberania,uma vez que está sendo aniquilada porção de nossa biodiversidade. Por exemplo, IBAMA, Polícia Federal terão apoio incondicional para preservar essa nossa riqueza “inveja” do mundo todo.


Claudio Galvao: Sou produtor rural, na região norte do MT, como Aecio vai tratar a questão ambiental da nossa região, pois nós sofremos muito na época que a Marian Silva e aquele doido do Minc, por enquanto estamos aguardando as definições do governo para ver como vamos fazer para finalmente nos regularizarmos amboentalmente.
Aécio Neves: Prezado Claudio, a harmonização das atividades agropecuárias com a proteção do meio ambiente será colocada no centro das preocupações do governo de Aécio Neves porque entendemos que não se trata de questões excludentes. O nosso programa dá especial atenção à implantação do CAR, como forma de agilizar a regularização ambiental das propriedades e criar um ciclo virtuosos das relações do meio ambiente com o setor agropecuário.


Nancy Ferruzzi Thame: Quais serão os investimentos em políticas ambientais, principalmente quanto ao compromisso para impedir o crescimento das emissões de carbono?
Aécio Neves: Nancy, um dos eixos prioritários do nosso programa é a implantação de políticas públicas que estimulem a transição para uma economia de baixo carbono. Isso significa investir em energias limpas, eficiência energética, agricultura de baixo carbono, transporte coletivo com combustíveis menos poluentes e, por conseguinte, menos emissores de CO2. O Brasil detém, entre as maiores nações do mundo, as melhores condições para liderar um novo modelo de desenvolvimento sustentável.


Alexandre Maniglia: Existe algumas áreas como o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde existe uma demanda de desapropriação para o aumento do Parque, porém, a união não viabiliza recursos para a indenização destes proprietários, causando prejuízos, instabilidade jurídica e incertezas. Qual a visão e as propostas para estas demandas?
Aécio Neves: Alexandre, temos uma proposta clara em relação às nossas unidade de conservação: queremos tirá-las da situação em que vivem hoje, mediante regularização fundiária e implantação de plano de manejo. Entendemos que há a necessidade de que as mesmas sejamvistas como ativos estratégicos para o desenvolvimento regional das localidades onde elas se inserem. Ou seja, sabemos que há muito a se fazer e o exemplo do que está ocorrendo no PN da Canastra infelizmente não é uma exceção. Aliás, estamos muito preocupados com a possível extinção do pato mergulhão, espécie que hoje está representada por 254 indivíduos que vivem na Canastra e no Jalapão. Por favor, leia o nosso programa e obrigado pela sua atenção.


Cezar Augusto Bini Bini: Boa noite, sou aposentado e tive uma redução de 30% no cálculo de minha aposentadoria devido ao FATOR PREVIDENCIÁRIO, quais são os planos para que o Governo Aécio possa corrigir e resgatar essa política que afeta milhões de trabalhadores que se aposentam precocemente, não por vontade própria, mas por falta de oportunidades na oferta de empregos?
Aécio Neves: Cezar, resolvemos discutir por partes, pelo fato de que o programa é amplo e abrangente. Com isso, entendemos que fica mais fácil para as pessoas conhecerem como pensa o Aécio, a respeito dos desafios do Brasil e do planeta. Abraços. Fábio


Aparecida Lacerda: Aécio Neves, boa noite! Os problema ambientais no Brasil são muitos, se pensarmos na extensão do Estado de Minas e demais estados, vocês conseguiram atender todas as demandas nos quatro anos dos seu governo?
Aécio Neves: Aparecida Lacerda, é lógico que em 4 anos de governo é impossível corrigir todos os problemas que aí estão. O que precisamos é propor projetos realizáveis. Chega de improvisações! O Brasil está farto de achismos! Foi essa dinâmica de ação que realizamos em Minas Gerais, propostas concretas que continuam. É fantástico construir continuamente e não ao sabor dos ventos.


Marcia Graça Graminhani: Como ficará a conservação do Cerrado, o berço das águas? Estamos vendo a água minguando país afora e o bioma do Cerrado destruído sem piedade.
Aécio Neves: Olá Marcia! Você nos coloca diante de uma questão fundamental! Infelizmente, a Constituição Brasileira adota um sistema especial de proteção para a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal, deixando de fora o Cerrado e a Caatinga. Como você bem diz, o Cerrado é o berço das águas, razão pela qual se faz necessário adotar medidas, como estamos propondo, para proteção do Cerrado, na compreensão de que há uma relação de inter-dependência entre água, vegetação e solo. No Cerrado, essa realidade é ainda mais importante.


Tiago Figueiredo: Existe alguma ferramenta ou planejamento que tenha por objetivo o reaproveitamento da água da chuva?
Aécio Neves: Tiago, o nosso programa contempla um capítulo dedicado às cidades sustentáveis e mobilidade urbana. Nele, destacamos a importância do reuso de água e do reaproveitamento das águas das chuvas. Essas iniciativas, que num passado recente eram consideradas irrelevantes, ganham um especial relevo com a escassez de água que assola várias cidades brasileiras. Vamos estimular nas políticas habitacionais do governo novas técnicas construtivas que assegura captação de água de chuva e o seu aproveitamento doméstico.


Rodolfo Domingues: Quero saber também, porque o petróleo assim como seus derivados são tão caros,se nossos países vizinhos conseguem vender mais baratos, assim como o etanol?
Aécio Neves: Rodolfo Domingues, há uma diferença entre o preço dos derivados de petróleo nas refinarias e nos postos revendedores. No caso brasileiro, o preço nas refinarias é barato porque o governo tenta controlar a inflação via contenção desses preços, causando enormes prejuízos à Petrobras e seus acionistas, na sua maioria o povo brasileiro. Nos postos revendedores, os preços dos derivados no Brasil são realmente mais caros que em alguns países devido à parcela de imposto contida nesses preços e ao elevado custo da logística.

Nenhum comentário: