8 de setembro de 2010

Aécio Neves contra-ataca Hélio Costa e diz que não permitirá que eleição mineira se transforme em “subproduto” da disputa nacional

Aécio reage a Lula em Minas

Ex-governador ataca Hélio Costa (PMDB) por querer maior presença do presidente no estado e diz que não permitirá que eleição mineira se transforme em “subproduto” da disputa nacional
Janaúba – A estratégia do candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa (PMDB), de nacionalizar a eleição no estado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenciável Dilma Roussef (PT) causou nova reação do comando da campanha do governador Antonio Anastasia (PSDB), que disputa outro mandato. O novo contra-ataque partiu do ex-governador e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB), principal cabo eleitoral de Anastasia. “Não vamos permitir que transformem a eleição para o governo de Minas em subproduto de uma eleição nacional”, disparou Aécio, na segunda-feira, em minicomício sob sol forte, em Janaúba, no Norte do estado, ao lado de Anastasia.
Os dois tucanos e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), candidato ao Senado, também fizeram carreata e minicomício em Porteirinha, a 40 quilômetros de Janaúba. A reação de Aécio à polarização da campanha entre ele e Lula tem forte motivação. Na quarta-feira, Lula estará em Betim, na Grande BH, para participar de comício com Hélio Costa. A vinda do presidente atende a um apelo do peemedebista, que recorreu ao Palácio do Planalto depois do crescimento das intenções de voto de Anastasia.
Aécio acusou o principal adversário de querer incluir na eleição estadual “forças de outras partes do país” ao usar como estratégia a insinuação de que, caso não seja eleito um governador aliado próximo ao presidente da República, o estado poderá perder recursos federais. Salientou que, independentemente de o governador ser aliado do futuro presidente, precisam prevalecer o respeito e o tratamento republicano ao estado.
“Fiz Minas ser respeitada. O Itamar fez Minas ser respeitada e Anastasia está fazendo Minas ser respeitada, por termos a força dos mineiros”, afirmou. Ainda no palanque, Aécio disse: “Nós nos curvamos somente aos interesses dos mineiros, servimos aos mineiros e não às forças de outras partes deste país, portanto, vamos demonstrar que, é a partir da decisão dos mineiros que queremos o melhor e não vamos permitir que transformem a eleição para o governo de Minas num subproduto de uma eleição nacional”.
Em entrevista, o ex-governador alfinetou Hélio Costa: “Tem gente que, talvez pela fragilidade que está sentindo em Minas, acha que esta eleição vai ser decidida por pessoas de fora de Minas. Mas esta eleição será decidida pelos mineiros”.
Ainda em Janaúba, ao ser questionado que tratamento espera receber do Palácio do Planalto, caso Dilma seja eleita, Anastasia disse que aguarda “uma relação sempre muito respeitosa, de boa convivência administrativa, como foi nos últimos anos com o presidente Lula e o Aécio Neves, quando Minas sempre foi respeitada”. “Sempre tivemos nossos pleitos encaminhados de maneira sempre muito adiantada”, garantiu. “O fato de termos presidente de um partido e governador de outro não é nenhum obstáculo. Ao contrário, faz parte do princípio federativo, republicano. E, naturalmente, essa convivência será sempre respeitosa porque os interesses de Minas serão sempre protegidos pelos mineiros”, completou.
Em Janaúba, Anastasia também prometeu investimento em novo plano de segurança, para as regiões de divisas do estado e para o meio rural. Com Aécio e Itamar, ele participou de carreata do aeroporto até o Centro da cidade, onde fez caminhada. Antes de subir num palanque improvisado em cima de um caminhão de som, o trio parou para tomar cafezinho e comer pastéis no Café do Zequinha, ponto de discussão política da cidade.
Um dos oradores em Janaúba foi o prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira, que justificou porque é do PT e vota no atual governador, como adepto do Dilmasia: “Estou com Aécio e Anastasia porque eles cumpriram comigo tudo que nos prometeram”, disse Wilton, que foi elogiado por Aécio e Anastasia, pela sua “coragem” em declarar o voto publicamente.


Fonte: Luiz Ribeiro – Estado de Minas

Um comentário:

Inês disse...

Aecio, coisa mais boa que Minas Gerais tem. Nós orgulhamos , de termos o melhor governador desta nação.E há de ser o maior Senador deste país.Aécio, Minas Geais te ama.