8 de setembro de 2010

Em Porteirinha, Anastasia ao lado de Aécio Neves e Itamar ressalta benefícios do “Caminho de Minas”


Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco reúnem multidão nas ruas de Porteirinha

Governador garante que regiões Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri se desenvolverão com investimentos em obras viárias
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, encerrou a visita ao Norte de Minas, na tarde desta segunda-feira (06/09), com uma grande festa em Porteirinha. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, Antonio Anastasia participou de carreata com 300 motocicletas e foi recebido por cerca de 1.200 na praça Coronel Odilon Coelho, no Centro da cidade. Pela manhã, os três candidatos fizeram campanha em Janaúba.
O governador destacou que as regiões Norte e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri ganharão novo impulso com o programa Caminhos de Minas que pavimentará 2.346 km de 44 trechos de estradas ligando municípios da região. Lançado em junho deste ano, o programa prevê o asfaltamento de 222 trechos em todo o Estado, totalizando 7,7 mil quilômetros. O Governo de Minas realiza, desde 2004, o Proacesso, programa de pavimentação de acessos viários que inclui obras em 219 trechos rodoviários, sendo que 60% deles estão nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Do total, 152 estão concluídos e 67 estão em obras.
“Lançamos um programa muito importante depois do Proacesso, que é o Caminhos de Minas, que vai ligar as regiões. Só assumimos esse compromisso de fazer mais de 200 estradas porque fizemos o Proacesso. Muitas pessoas não acreditavam que pudéssemos fazer o Proacesso de muitas cidades e fizemos. Por isso, temos autoridade moral de dizer que vamos fazer o Caminhos de Minas de maneira muito firme”, afirmou o governador em praça pública.
Com o Proacesso, Porteirinha foi beneficiada com a pavimentação do trecho de 19,9 quilômetros entre Porteirinha e Serranópolis de Minas, com investimento de R$ 8,5 milhões. Em todo o Estado, o Proacesso irá pavimentar 5.456 quilômetros de rodovias, beneficiando 219 municípios.
Contorno viário da BR-112
Antonio Anastasia ressaltou que Porteirinha será beneficiada com um dos trechos do Caminhos de Minas, ligando o município a Riacho dos Machados, em trecho de 29 quilômetros. O governador garantiu também que o Governo de Minas atenderá antiga reivindicação da cidade com a construção de um contorno viário para retirar o trânsito pesado da BR-122 que passa pelo Centro.
“Vamos ligar Porteirinha até Riacho dos Machados e fazer uma estrada muito importante. Há também uma reivindicação histórica da cidade que não merece esse trânsito pesado no centro. Vamos fazer o contorno da cidade de Porteirinha para tirar o trânsito pesado do centro da cidade e trazer mais condições para desenvolvermos a região”, disse Anastasia.
Melhoria dos municípios
O prefeito de Porteirinha, Juraci Freire Martins (PP), afirmou que a pavimentação de estradas na região foi um dos benefícios conquistados com a gestão Aécio-Anastasia nos últimos oito anos. Ele destacou que várias ações desenvolvidas na área social também melhoraram as condições de vida da população.
“O Proacesso melhorou muito nossa região. Tem também os projetos na educação, os cursos técnicos para os jovens, para prepará-los para o mercado de trabalho. A cidade hoje está toda saneada, as ruas estão todas asfaltadas, e tudo graças a projetos feitos em parceria com o Anastasia, depois que ele assumiu. Temos várias obras no município de Porteirinha, o Centro Solidário, que foi o Anastasia quem fez. Na saúde, temos vários postos bem equipados”, declarou o prefeito.
Os programas desenvolvidos pelo Governo de Minas no Norte do Estado também foram elogiados pela prefeita de Riacho dos Machados, Domingas da Silva Paz (PR). Ela ressaltou a seriedade e transparência das ações anunciadas pelo Governo de Minas ao cumprir com todos os compromissos assumidos.
“Tudo que temos lá em Riacho foi através do Governo do Estado. Porque o governo federal foi uma negação. Tudo que é recurso do governo federal, eu tenho até tristeza. Eu como prefeita, quando fala que tem um recurso lá na Caixa (Econômica Federal) para eu assinar, a gente perde até o ânimo. Agora, quando é do Estado, a gente vai porque a gente sabe que é um recurso certo, é coisa assim concreta que realmente sai. Só postos de saúde, na nossa cidade, conseguimos cinco. Então foi um grande avanço na saúde, na educação, em todas as áreas. Riacho só teve a ganhar”, afirmou a prefeita.
Apoio da população
Em Porteirinha, a população preparou uma grande festa para receber os candidatos. Com 300 motos e dezenas de carros, a carreata chamou a atenção dos moradores que saiu de suas casas para saudar os candidatos. Na rua Barão do Rio Branco, os candidatos Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco deram início a uma caminhada, sempre cercados por uma multidão.
Para aliviar o calor, eles tomaram água de coco na lanchonete Zé do Coco. O vendedor José Fernando Pereira disse que os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” têm o seu voto certo.
“O governador Anastasia é muito simpático e fez questão de me cumprimentar. Voto nele e no Aécio para qualquer cargo que eles se candidatarem”, afirmou.
Ao final da caminhada, na Praça Coronel Odilon Coelho, os candidatos discursaram para uma multidão de 1.200 pessoas e foram muito aplaudidos. O funcionário público municipal Mateus Silva Pereira ouviu atentamente as palavras do governador e ficou satisfeito com as propostas de Antonio Anastasia.
“Em pouco tempo, já é a segunda vez que vejo ele aqui em Porteirinha. É sinal de que ele está preocupado com os problemas da gente. Nos últimos anos, Porteirinha melhorou muito com as obras que foram feitas aqui. A saúde melhorou demais. O serviço de água agora também está certinho, porque antes faltava água em algumas épocas. Acho que o Anastasia e o Aécio são os melhores para que a cidade continue melhorando”, afirmou.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Nenhum comentário: