9 de setembro de 2010

Artistas mineiros destacam avanços de Aécio e Anastasia na Cultura e entregam documento de apoio


Mais de 500 artistas mineiros,entre os quais nomes consagrados da música,da dança e da literatura,assinam declaração de apoio à reeleição do tucano ao governo de Minas

O candidato à reeleição ao governo de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), recebeu na noite de quarta-feira um manifesto de apoio assinado por mais de 500 artistas mineiros de diversos segmentos. O documento, intitulado “Cultura está com Anastasia – Liberdade e Arte”, foi entregue ao tucano no Centro Cultural 104, na Praça da Estação, pelos próprios artistas. Além da declaração de apoio, eles destacam os avanços da área durante os oito anos de governo Aécio Neves e Anastasia. “A cultura é de fundamental importância e por isso deve receber uma atenção especial por parte dos governos. Em Minas, realizamos um forte processo de descentralização da política de apoio cultural para que ela atuasse em todo o estado e não se concentrasse apenas nos centros maiores. Essa é uma forma de democratizar o apoio aos produtores culturais e os artistas e o acesso aos bens culturais a toda a população do estado”, afirmou Anastasia.
No manifesto, os artistas ressaltam a efetivação do Fundo Estadual de Cultura e do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, além da criação de prêmios financeiros para apoiar novos nomes da música, cinema e literatura: “Nos últimos anos, com os governos de Aécio e Anastasia, Minas mudou muito. Na cultura, iniciativas significativas foram efetivadas: o Fundo Estadual de Cultura, Filme Minas, Cena Minas, Música de Minas e os Prêmios Minas Gerais de Literatura ocuparam o espaço que antes era lacuna”, diz o texto. O candidato disse que se eleito vai continuar os programas de Aécio Neves e avançar criando novos programas. “ Vamos levar cada vez mais a cultura próximo às pessoas”.
Anastasia ressaltou os feitos do governo também no campo da produção cultural voltada para a inclusão, com destaque para o programa Valores de Minas. “O Valores de Minas, programa criado em parceria com o Serviço Voluntário e Assistência Social, tem capacitado centenas de jovens estudantes para a criação e desenvolvimento de atividades de teatro, circo, dança, música e artes plásticas. Além de dar uma lição de cidadania, esse projeto tem permitido o surgimento de muitos talentos”, completou.
Entre os nomes que assinaram o manifesto estão os músicos Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Rogério Flausino, Samuel Rosa, André Valadão, Celina Borges, Cesar Menotti e Fabiano; o compositor Fernando Brant; os escritores Ângelo Machado, Sílvia Rubião, Bartolomeu Campos de Queiros, Luis Gifoni e Olavo Romano, o Grupo Galpão, Grupo Corpo e Giramundo. A entrada para o evento custou R$ 100. O dinheiro que sobrou dos gastos com a realização foi destinado à campanha.


Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: