24 de março de 2011

Aécio defende que benefícios dados ao setor automotivo para Pernanbuco também sejam estendidos à área mineira da Sudene


Senador Aécio Neves quer na Área Mineira da SUDENE benefícios fiscais federais iguais aos dados para estados do Norte e Nordeste
Fonte: PSDB-MG
O senador Aécio Neves apresentará ao relator da Medida Provisória 512, deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), proposta de inclusão dos municípios mineiros da Área Mineira da Sudene na lei que cria benefícios fiscais federais para empresas automotoras que se instalam nos estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste do país.
A proposta do senador foi discutida, nesta quinta-feira (24/03), durante encontro do Governador Antonio Anastasia, em Brasília, com a bancada mineira no Congresso Nacional. Aécio Neves afirmou que não é contra a descentralização do pólo automotivo brasileiro, mas destacou que os municípios mineiros da área da SUDENE vivem demandas econômicas e sociais iguais às enfrentadas pela população das áreas mais pobres do Brasil.
A proposta de emenda que será encaminhada ao relator da MP 512 pretende estimular que indústrias de fornecimento de insumos para o setor automotivo possam receber os mesmos incentivos para se instalarem no Nordeste e Norte de Minas, e nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
“Estou pedindo a extensão desses benefícios fiscais para a Área Mineira da Sudene para que possamos estimular também que fábricas para o fornecimento de insumos para a indústria automotiva possam se instalar no Nordeste de Minas Gerais, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e no Norte mineiro”, disse o ex-governador.
A MP 512 editada pelo governo federal no final do ano passado levou a Fiat Automóveis a transferir de Minas para a Pernambuco a nova planta da montadora. Um investimento de R$ 3 bilhões com geração de milhares de empregos. A preocupação da bancada mineira no Congresso é que, a curto prazo, fornecedores do pólo automotivo da Fiat, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também migrem para os estados favorecidos pela MP federal.
“Não somos contra a descentralização do pólo automotivo brasileiro, mas isso não pode ser feito em prejuízo de Minas Gerais. Nos preocupa que os fornecedores do pólo automotivo sigam o mesmo caminho”, afirmou o ex-governador de Minas.
Aécio Neves informou que o deputado Moreira Mendes se mostrou favorável ao pedido da bancada mineira e poderá incluir a nova emenda entre as que serão votadas no Congresso.
“O relator da matéria já me telefonou durante a reunião com o governador Anastasia e a bancada. Ele está disposto a acatar nossa proposta, que, na verdade, permite que também uma região importante de Minas Gerais possa ter esses benefícios”, disse Aécio.

Nenhum comentário: