30 de março de 2011

Aécio Neves diz que José Alencar foi um guerreiro: ‘Eu acho que fica aí um exemplo para nós todos de um homem público que honra Minas’


Aécio Neves diz que José Alencar foi um construtor de pontes

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Aécio Neves
Senador Aécio Neves
“Foi um guerreiro durante toda sua vida. Jose Alencar tinha características raras num político. Um empreendedor, um dos maiores do Brasil, permitiu a geração de milhares de empregos em boa parte do território nacional, mas um obstinado sobretudo pela vida. Jose Alencar iniciou sua atuação política um pouco mais tarde, mas demonstrando sempre um enorme espírito público, um desprendimento permanente e uma vontade de viver que nos emociona a todos. Acho que fica um exemplo muito forte para todos nós de que é possível termos homens públicos sintonizados com a realidade do país com o desenvolvimentismo, com o fortalecimento das atividades econômicas. Ele compreendia como poucos a necessidade de ampliarmos as parcerias do Estado com o setor privado. Talvez nisso tenha se frustrado um pouco com as tímidas iniciativas do governo do qual participou. Mas, sobretudo um mineiro na essência. Ele gostava sempre em cantar em verso e prosa as suas origens, a sua trajetória como menino pobre do interior que se transformou num dos maiores empresários do país e uma referência para a vida pública brasileira. Fica uma lacuna, mas, nesta hora, temos que lembrar sempre dos exemplos e nós, brasileiros, e mineiros em especial, saberemos nos lembrar do legado de Jose Alencar.

Minas esta mais triste hoje, senador?
Sem dúvida. Nós acompanhamos sempre com muita solidariedade a luta de José Alencar pela vida. Eu tive a oportunidade de estar quase uma dezenas de vezes com ele internado e muitas outras em seu apartamento, já no período mais agudo da sua doença, ele nunca baixou a guarda. Ele sempre acreditava num sopro de vida, numa chance de recuperação e essa crença dele fez com que ele adiasse tantas vezes seu encontro com o Criador. Acho que chegando ao céu certamente o Criador vai dizer a José Alencar: “Você resistiu hein!” Fica a lembrança de um homem sempre cordial, amável, afável e um construtor de pontes. Jose Alencar sempre buscou o diálogo com a oposição nos termos que interessava ao país. Esta, do ponto de vista de sua trajetória de homem público, de sua trajetória política, talvez seja a sua maior marca. Um homem que construiu pontes e ajudou o país a avançar.

Como é que define a morte deste mineiro?
Minas está de luto hoje não poderia ser diferente. José Alencar foi um homem público completo. Ele soube trazer à discussão política temas da contemporaneidade, temas que interessam à vida dos cidadãos, temas que interessam ao setor produtivo brasileiro. E foi, na sua doença, um guerreiro, demonstrou um altivismo, uma galhardia, poucas vezes vistos. Fica aí um exemplo do homem público completo, ao qual, independente de partidos políticos, fomos adversários no campo nacional, mas, independente de partidos políticos, merecerá sempre o respeito de todos nós. O Brasil hoje está de luto, mas os mineiros, em especial, sentirão a falta. Se lembrarão sempre dos exemplos, da coragem cívica deste grande brasileiro, meu amigo pessoal, que foi José Alencar.

Como estar em campos políticos opostos é um grande líder?
Ele foi um construtor de pontes, sempre. Soube ser mineiro na inteireza do que isso possa representar na atividade política. Valorizava as suas raízes. Um contador contumaz de histórias, mostrava a trajetória que percorreu pra chegar aonde chegou. E chegou a vida pública já maduro, mas com uma generosidade muito grande. Eu acho que ele foi muito importante para temas essenciais ao Brasil pudessem ter sido negociados com a oposição. Foi um parceiro do meu Governo em Minas Gerais durante os oito anos. Muitas vezes recorremos a ele, e cito um exemplo recente: estamos agora implementando, no Triângulo Mineiro, talvez o maior pólo de fertilizantes da América Latina, e ele teve um papel fundamental nisso junto à Petrobras que resistia a essa ideia. Então, na prática também, ele ajudou muito no desenvolvimento de Minas Gerais. Mas o exemplo da sua luta, da sua coragem ao enfrentar, como eu disse, com enorme altivez a doença, é o mais marcante para todos nós. Acho que todos os brasileiros se sentiram, ao longo desses últimos anos, um pouco parte da família e do próprio sofrimento de José Alencar.

Nenhum comentário: