8 de abril de 2010

Aécio Neves e diretório mineiro do PSDB vão apresentar a Serra lista de projetos e obras consideradas prioritárias em Minas


Aécio vai entregar a Serra lista de reivindicações de Minas

Lista deve integrar plataforma de governo do presidenciável tucano
O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o diretório estadual do PSDB irão apresentar ao pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, uma lista de projetos e obras consideradas prioritárias em Minas Gerais. A intenção é que a relação conste da plataforma de governo do presidenciável do partido.

No último encontro que tiveram, Serra solicitou a Aécio a elaboração de um documento contendo as demandas de grande repercussão no Estado. De acordo com o presidente do PSDB-MG, deputado federal Nárcio Rodrigues, o documento – inicialmente batizado de “Agenda Minas Gerais” – deverá ser entregue ao pré-candidato tucano no fim deste mês ou no início do próximo, durante uma visita de Serra ao Estado.

A lista inclui reivindicações como a ampliação do metrô de Belo Horizonte até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins; a ampliação do próprio aeroporto, que já opera no limite de sua capacidade; a recuperação do Anel Rodoviário da capital mineira; a duplicação da BR-381, no sentido Belo Horizonte-Vitória, e a revitalização da bacia do rio São Francisco.

As obras e projetos já foram objetos de reclamações públicas de Aécio, principalmente quando ele se colocava como pré-candidato à Presidência. O ex-governador já cobrou diretamente a Casa Civil – quando ainda era ocupada por Dilma Rousseff, pré-candidata petista – pela falta de investimentos no metrô de Belo Horizonte.

Para enfrentar eventuais resistências ao nome do paulista no segundo colégio eleitoral do País, Aécio recomendou Serra a se comprometer efetivamente com o desenvolvimento do Estado e citou também a necessidade de uma política específica que dê estabilidade ao setor cafeeiro. O ex-governador – que continua categórico na rejeição à candidatura a vice – tem dito que não basta aos pré-candidatos visitar Minas, pois, mais do que visitas, o Estado “precisa de propostas”.

“Estamos entregando a ele (Serra) um conjunto de ações que considero complementares àquelas que o governo do Estado vem fazendo e que permita que ele tenha uma identidade maior com Minas Gerais”, disse Aécio na semana passada, durante uma visita à Serra da Piedade, em Caeté (MG). “O mais relevante para nossa vida não é o local de nascimento do candidato, mas o compromisso efetivo que ele tenha com o nosso estado”.

Para Nárcio, o governo Lula “se omitiu no que era estruturante para Minas”. “Será um documento muito importante porque sinaliza também uma relação de compromissos do governador Serra com Minas Gerais na elaboração da sua plataforma de governo”.


Nenhum comentário: