12 de maio de 2010

Aécio na cultura valorizou as tradições e as referências regionais


A política cultural do Governo Aécio Neves foi marcada pela descentralização, valorizando as tradições e referências regionais. Entre as principais iniciativas, foi criado o Fundo Estadual de Cultura para estimular a atividade nas diversas regiões do Estado, com foco prioritário para o interior. Com recursos do fundo, são apoiados projetos e ações que visem à criação, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais mineiras. Houve também reformulação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, garantindo um percentual mínimo do montante de recursos para projetos do interior do Estado. Nos últimos sete anos, foram ainda criados pelo governo programas para incentivar a música, a literatura, as artes cênicas e audiovisuais em Minas Gerais.

Filme em Minas: fortalecimento da produção audiovisual

Com 111 projetos já contemplados em quatro edições, a última no biênio 2009-2010, o Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), mediante leis de incentivo federais. Seu objetivo é fortalecer a produção audiovisual mineira em toda a sua diversidade, como longas e curtas-metragens, documentários em vídeo, desenvolvimento de roteiros, publicação e digitalização de acervos, entre outras modalidades. No segundo semestre de 2010, será publicado o edital para o biênio 2011-2012.

Apoio à nova geração de escritores

Para reconhecer o trabalho de autores brasileiros vivos e promover a nova geração de escritores mineiros, o Governo de Minas lançou o Prêmio Governo de Minas de Literatura, em dezembro de 2007. A premiação é aberta a escritores iniciantes e também profissionais, nascidos e residentes em território nacional, que podem concorrer em quatro categorias: conjunto da obra, poesia, ficção e jovem escritor mineiro. É um dos maiores prêmios do País.

Força para as bibliotecas em todas as cidades

Um programa para zerar o déficit de bibliotecas no Estado, chamado Construindo uma Minas Leitora, está levando acervos para cidades que ainda não contavam com esse espaço. Para isso, montou-se um kit para ser doado aos municípios, com um acervo de 1.000 livros, uma coleção Barsa, um televisor de 29 polegadas, um aparelho de DVD, um aparelho micro system e um computador com softwares e impressora. O programa ajudou também a ampliar o acervo das bibliotecas que já estavam funcionando, com a doação de 500 livros e uma coleção Barsa. Com recursos próprios e em parceria com outras instâncias de governo, empresas e entidades de classe, hoje todo município de Minas tem pelo menos uma biblioteca.

Incentivo à música

Para que a música mineira ganhe ainda mais destaque no mercado estadual, nacional e até internacional, o Governo de Minas articulou o programa Música Minas, em 2008. Inédito no País, ele garante infraestrutura de sonorização e iluminação para shows, cobre despesas do artista com locomoção, hospedagem e alimentação, e patrocina oficinas de música no interior do Estado. Só em 2009, quando foi lançado o edital do programa, foi aprovada a realização de 75 espetáculos programados para ocorrer até março de 2010. Também importante foi a formação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, incentivando a música erudita.

Vozes do Morro: valorizando os talentos nas comunidadesO programa Vozes do Morro, lançado em março de 2008, destaca-se pelo seu ineditismo no País ao mobilizar as comunidades para o talento de seus moradores, valorizando a criatividade e o trabalho de artistas quase sempre não reconhecidos. A proposta é dar voz a artistas solos e grupos musicais da periferia, de todos os estilos e linguagens, promovendo ainda a inclusão cultural e social dessas localidades. O Vozes do Morro, desenvolvido pelo Governo de Minas, em parceria com o Servas e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert), com apoio do Sebrae-MG, é aberto a moradores de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Nenhum comentário: