7 de maio de 2010

Antonio Anastasia defende diversificação da indústria mineira e da continuidade de ações da Gestão Aécio Neves em favor do desenvolvimento


O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta quinta-feira (6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), maior diversificação da indústria mineira para que Minas Gerais entre na terceira fase de desenvolvimento econômico e social. Durante o programa Conexão Empresarial – Definindo Rumos 2010, promovido pela revista Viver Brasil, o governador afirmou que a indústria mineira deve agregar valor aos seus produtos, para garantir maior crescimento.

“Cabe ao poder público criar as condições de infraestrutura, saúde, educação e um clima amigável para garantir os investimentos. Todos os ingredientes para essa receita estão garantidos, cabe a nós mexermos nessa panela dando prosseguimento ao processo de desenvolvimento do Estado, que começou há sete anos, quando implantamos o Choque de Gestão em Minas. Mas temos que ter obsessão em agregar valor aos nossos produtos para deixarmos de ser só exportadores de matéria prima”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

O governador destacou o esforço do Governo do Estado, nos últimos sete anos, para recuperar as contas públicas e garantir a retomada dos investimentos públicos e privados no Estado. Ele ressaltou a importância do Choque de Gestão, conjunto de medidas administrativas em 2003 nas diversas áreas da administração pública que possibilitaram a melhoria da qualidade na prestação dos serviços público e o avanço em indicadores sociais.

“Na primeira fase do governo, com a implantação do Choque de Gestão, mudamos não só a administração pública, que passou a premiar o servidor pelo seu desempenho, como implantamos ações voltadas para melhorar a infraestrutura de Minas para atrair novas empresas e garantir o desenvolvimento das já instaladas no Estado”, disse.

Infraestrutura

Durante o encontro, o governador ressaltou ainda a importância do programa Estado para Resultados, que definiu metas e prazos para todas as áreas de governo. Ao lado do Choque de Gestão, o Estado para Resultados foi responsável pela implantação de uma forte infraestrutura em Minas Gerais que abriu espaço para garantir a maior diversidade da economia e para que sejam implementadas políticas de desenvolvimento.

“A continuidade do desenvolvimento de Minas Gerais significa melhores oportunidades de trabalho, emprego e renda, e o consequente aquecimento da economia. O que significa maior inclusão social”, afirmou o governador.

A matéria prima para que o desenvolvimento de Minas continue sendo pleno existe em abundância, segundo o governador Antonio Anastasia. Ele acrescentou na sua palestra, que o otimismo do povo mineiro é um importante fator ponto que se soma à mão de obra qualificada para garantir o bom desempenho da economia mineira.

Nos últimos sete anos, importantes ações foram realizadas na Gestão Aécio Neves para melhorar a infraestrutura do Estado, como o Proacesso, programa de pavimentação de estradas que está levando asfaltamento a 225 cidades ainda com acesso por estradas de terra; o Minas Comunica, que universalizou o acesso ao sinal de telefonia celular e serviços de transmissão de dados em todas as cidades mineiras; e o programa Travessia, que garantiu o desenvolvimento das regiões mais carentes de Minas.

Participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho; e vários empresários como o presidente eleito da Fiemg, Olavo Machado; o presidente da Usiminas, Wilson Brumer; Eduardo Camargo, da Camargo Correa; Daniel Antônio, da Gerdal; Flávio Machado, da Construtora Andrade Gutierrez; além do ex-ministro Paulo Haddad.


Nenhum comentário: