26 de maio de 2010

DataTempo: Aécio lidera com folga corrida para o Senado e mantém quase o dobro de intenção de votos do 2º colocado


Sucessão. Pesquisa DataTempo/CP2 revela que ex-governadores lideram a corrida em todos os cenários

Aécio e Itamar são favoritos na disputa pelo Senado em Minas

Tucano está isolado na frente enquanto ex-presidente vence como 2ª opção

Não é à toa que o Senado é tido como uma instituição composta por ex-governadores. Os únicos nessa condição em Minas e que já lançaram seus nomes para disputar, em outubro, as duas vagas da Casa são os favoritos a conquistá-las. É o que aponta pesquisa DataTempo/CP2.

Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) ocupam, nessa ordem, os dois primeiros lugares em todos os cenários analisados.No quesito estimulado –em que os pré-candidatos são apresentados, foi perguntado aos eleitores quais são a primeira e a segunda opções para senador, já que os Estados vão substituir dois parlamentares. Depois, os dois rankings são somados.

Pelo levantamento, a eleição mais tranquila seria a de Aécio, que vence como a primeira opção nos três cenários. Já Itamar lidera como segunda alternativa em todos os quadros.

No primeiro cenário, os ex-governadores enfrentam o atual senador e pré-candidato ao governo Hélio Costa (PMDB) e o hoje suplente Clésio Andrade (PR). O tucano é a primeira opção de 61,77% dos entrevistados e o ex-presidente da República, a segunda escolha, mencionado por 32,35%. Hélio Costa fica na vice-liderança tanto como primeira quanto para segunda opção. Na soma, Aécio tem 72,88% contra 45,47% de Itamar, 44,45% do peemedebista e 6,41% de Clésio. Portanto, há um empate técnico entre o ex-presidente e Costa.

No segundo cenário, Costa é substituído pelo ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), também pré-candidato da base do presidente Lula ao governo. Aécio é primeira opção de 68,23% e Itamar, a segunda, de 41,70%. O petista fica mais bem colocado como segunda alternativa, escolhido por 14,05% do eleitorado. No acumulado, o tucano recebe 77,68%, o ex-presidente fica com 57,41% e Pimentel, com 17,77%. Nesse quadro, Clésio somou 8,52% das intenções.

No terceiro cenário, o ex-ministro Patrus Ananias (PT) está no lugar de Pimentel. A distribuição é similar. Aécio e Itamar vencem como primeira e segunda opção, com 67,35% e 43,71% respectivamente. O melhor desempenho de Patrus é como segundo candidato, ficando atrás do ex-presidente com 10,43%. Na soma, o tucano lidera com 77,09%, seguido por Itamar, com 59,76%, Patrus, com 14,30%, e Clésio, com 9,10%.

Eleitor ainda não conhece os pré-candidatos

A pesquisa DataTempo/CP2 para o Senado em Minas também foi realizada no quesito espontâneo. Nesse cenário, os nomes dos pré-candidatos não são apresentados. E o resultado revela o desconhecimento do eleitor sobre os possíveis nomes.

Também foi questionado quais são a primeira e a segunda opções do eleitor. Em ambos os casos, a maioria – 38,91% e 44,10%% – disse não saber em quem vai votar ou estar indecisa sobre a disputa. Em seguida, nos dois quadros, disseram não conhecer os candidatos 38,72%, no primeiro, e 42,73%, no segundo.

O ex-governador Aécio Neves (PSDB) é o nome de maior destaque como primeira opção, mencionado por 14,88% das pessoas. Em seguida, são mencionados, com índices mais modestos, Hélio Costa (PMDB), Itamar Franco (PPS) e Fernando Pimentel (PT).

Como segunda opção, lidera a pesquisa o senador Hélio Costa, com 3,92%, seguido de perto por Itamar, citado por 3,77%.

Na soma dos dois cenários, Aécio está na frente, com 16,30% das intenções, contra 6,40% de Costa e 5,20% de Itamar. (JGJ)

Dados técnicos

Entrevistados: 2.043

Coleta: 14 a 17 de maio

Margem de erro: 2,19 pontos percentuais

Registro na Justiça Eleitoral: 27493/2010

Responsável:DataTempo/ CP2

Contratante: Sempre Editora



Nenhum comentário: