20 de outubro de 2010

Aécio Neves lidera campanha pelo país em favor de José Serra, sete estados serão visitados




Aécio põe o pé na estrada

Ex-governador vai pedir votos para Serra e para tucanos nos estados

O candidato a presidente da República José Serra (PSDB) ganha a partir de amanhã um reforço na campanha pelo país: a presença do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) em eventos marcados para sete estados – Goiás, Pará, Piauí, Alagoas, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro. Nos quatro primeiros, o tucano participa também de atos com os candidatos tucanos a governador, que disputam o segundo turno das eleições. A primeira agenda será amanhã, no Rio de Janeiro, de caráter nacional, com figuras da sociedade civil, movimentos e setores que apoiam a candidatura de Serra.
Os eventos não terão necessariamente a presença de Serra, e os estados foram escolhidos pelo próprio presidenciável. “Nos estados em que o PSDB disputa o segundo turno para governador o desafio será duplo: pedir votos para o Serra e para a eleição desses governadores, que será fundamental para o PSDB”, afirmou o deputado federal Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB nacional e coordenador da campanha do tucano em Minas Gerais. No primeiro turno, o PSDB venceu em quatro estados: Minas Gerais (Antonio Anastasia), São Paulo (Geraldo Alckmin), Paraná (Beto Richa) e Tocantins (Siqueira Campos).
Na sexta-feira, já está confirmada a ida de Aécio a Teresina, onde o senador eleito tentará reforçar a campanha de Silvio Mendes (PSDB) ao governo. O ato político reunirá prefeitos e lideranças. A capital do Piauí é considerada reduto dos tucanos, mas deu vitória apertada tanto para Serra quanto para Sílvio no primeiro turno. No estado, Serra recebeu cerca de 340 mil votos (20% dos válidos), bem menos que Dilma Rousseff (PT), votada por mais de 1 milhão de piauienses (67% dos votos válidos).
A missão de Aécio Neves na Bahia também não será fácil. José Serra recebeu o voto de 20,98% dos baianos que foram às urnas, três vezes menos que Dilma Rousseff, votada por 62,62%. No Mato Grosso, o tucano até venceu no primeiro turno, mas por uma diferença muito pequena: 44,16% a 42,94%. “São estados emblemáticos das regiões Nordeste e Centro-Oeste e onde tivemos algumas dificuldades. Vamos buscar eleitores que tendemos a ter”, argumentou Rodrigo de Castro. (IS)

Fonte: Rodrigo Lima – Estado de Minas

Nenhum comentário: