1 de outubro de 2010

Com Aécio e Itamar, Minas terá bancada mais influente em Brasília

Tropa de choque em Brasília

Caso vença, Anastasia já terá pronto um esboço das prioridades do governo, apoiado numa bancada federal fortalecida por três senadores e por 30 deputados do chapão tucano

Diante da crescente possibilidade de vitória do governador Antonio Anastasia (PSDB) no primeiro turno, o comando tucano no estado já tem um esboço da contabilidade dos aliados num futuro governo e algumas das principais ações que serão colocadas em prática a partir de 1º de janeiro de 2011.
Com a dobradinha dos ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) praticamente garantida no Senado, ao lado do atual senador Eliseu Resende (DEM), e a perspectiva de eleger 30 dos 53 deputados federais do chapão tucano, Minas pode ter uma das bancadas mais influentes do país.
“Três vagas no Senado com nomes de grande peso político e uma bancada federal mais fortalecida: desde o ex-presidente Tancredo Neves nós não vimos isso. O deslocamento do Aécio para Brasília coloca Minas no centro do poder. Sem dúvidas, vamos sair muito fortalecidos desta eleição, principalmente, pela continuidade do governo com o Anastasia”, prevê Nárcio Rodrigues, deputado federal e presidente do PSDB mineiro.
Conforme pesquisa do Instituto EM Data, feita entre os dias 19 e 21 deste mês, Anastasia seria reeleito no primeiro turno com 40% dos votos contra 33% do seu adversário, o senador Hélio Costa (PMDB). Com a expectativa positiva, Nárcio faz planos: “Com a casa em ordem e o cenário econômico promissor, a proposta é pisar no acelerador para dar continuidade aos projetos iniciados na gestão Aécio”.
Nessa linha, as prioridades passam por investimentos nas pastas de saúde e educação aliadas a uma ação articulada no Congresso para brigar por mais verbas para as rodovias estaduais. Na Câmara dos Deputados, vão dominar as discussões pela defesa dos repasses de verbas da Cide, o imposto dos combustíveis, para aplicação em obras de recuperação e manutenção das rodovias estaduais, que hoje estão sob responsabilidade da União.
A meta prevê ainda a regionalização da saúde, iniciada há sete anos, a implantação de 200 escolas técnicas, além da total estadualização da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Ontem, em campanha em Paraisópolis, no Sul do estado, Anastasia avaliou a sua performance no último debate realizado na televisão anteontem à noite. Segundo ele, a repercussão do embate vai influenciar o eleitorado na reta final. “Acho que o debate ajuda muito, especialmente os indecisos, a ver que a nossa candidatura é uma candidatura baseada na verdade, nos dados verdadeiros e não na ilusão, na mentira e na fantasia. Então, acho que foi muito esclarecedor e que as pessoas perceberam isto”, disse.
Em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Aécio Neves fez severas críticas à postura adotada por Hélio Costa no debate. “Quero dizer para vocês: foi o primeiro debate dessa campanha que fui pessoalmente, mas fiquei absolutamente abismado com o descompromisso com a verdade dos outros candidatos, em especial do candidato do PMDB. Parecia que ele estava falando de um outro planeta”, afirmou.
“Talvez por ter ficado tão distante de Minas ao longo dos oito anos, deu tanta desinformação. É por isso que, acredito eu, mais uma vez vai perder as eleições em Minas Gerais. O mineiro não se curva à mentira, a dados falsos, reajustes salariais de zero ponto quarenta e tantos por cento, isso é uma falácia”, completou.
Durante entrevista concedida ontem em Nova Lima, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) agradeceu ontem o “carinho” e a “forma efetiva” com que ele e o governador Antonio Anastasia foram recebidos em todo estado nas viagens de campanha pelo interior. Confiante na vitória de Anastasia no primeiro turno, Aécio garantiu que o trabalho do seu sucessor será motivo de “orgulho” para a população do estado.


Fonte: Ezequiel Fagundes – Estado de Minas

Nenhum comentário: