7 de outubro de 2010

Banco Mundial considera Linha Verde, construída no Governo Aécio, referência em segurança viária, via liga Belo Horizonte a Confins



O trecho rodoviário da Linha Verde, construído no Governo Aécio Neves, que começa no final da avenida Cristiano Machado e vai até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG-010 e LMG-800), foi considerado por técnicos do Banco Mundial como um exemplo em termos de segurança viária, o que a coloca nos mesmos padrões das rodovias internacionais do Reino Unido e do Canadá. A avaliação aconteceu durante a prestação de consultoria do Banco ao Programa de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte, Proseg. “Nesta rodovia foram implantados dispositivos de segurança de alta qualidade e durabilidade. Os equipamentos de sinalização da Linha Verde são de última geração”, destacou José Elcio Monteze, diretor-geral do DER/MG.
A implantação dos dispositivos de segurança viária no trecho representou um investimento da ordem de R$ 20 milhões e teve o prazo de duração de 12 meses. “Trata-se de um processo contínuo de qualidade, tendendo sempre a melhorar. O número de acidentes, no trecho rodoviário da Linha Verde, passou de 425, em 2007, para 200, em 2009, o que corresponde a uma redução de, aproximadamente, 50%. A diminuição também aconteceu com o número de mortos que em 2007 foi de 25, passando para seis, em 2009, equivalendo a uma redução de cerca de 80%”, finalizou Monteze.
Dispositivos de segurança
A relação dos equipamentos de segurança empregados neste trecho da Linha Verde é extensa, como, por exemplo, cilindro delineador de entrada e saída da pista lateral para a pista principal, vibra line (pintura usada na lateral da pista), rain line e bicomponente (utilizados para escoar a água e garantir a refletância), tela anti-ofuscamento que reduz a iluminação no sentido contrário, painéis eletrônicos de mensagens variadas, proteção dos pilares centrais das passarelas, películas refletivas para sinalização dos radares, telas para evitar a travessia de pedestres fora das passarelas e equipamento que impedem o impacto frontal entre os veículos.
Outros dois importantes equipamentos implantados são a barreira de concreto no modelo “New Jersey” e as defensas metálicas. O primeiro divide os dois sentidos da via, evitando a transposição do veículo para o sentido contrário e amortecendo o impacto do mesmo, além de redirecionar o veículo de volta para a pista. Já as defensas metálicas (dupla e tripla onda), instaladas nas laterais e nos canteiros centrais das pistas, permitem maior flexibilidade no impacto, tolerando até um metro e meio de deslocamento lateral.
Controle de velocidade e Atendimento ao usuário
Existem quatro radares instalados pelo DER/MG, ao longo da MG-010, nos quilômetros 14, 19, 22,6 e 27,4, que contribuem para o aumento da segurança na via. Além dos quatro radares fixos, existem outros 30 pontos, já sinalizados, em que a Polícia Militar Rodoviária pode operar radares estáticos.
Em caso de necessidade de atendimento médico e socorro, o Serviço de Atendimento Integrado a Usuários, SAI Linha Verde, foi criado para garantir conforto e segurança para os veículos que trafegam pelas rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800. O serviço garante cobertura 24 horas de reboque de veículos em pane ou acidentados.
No caso de acidentes com vítimas, cabe ao SAI, quando chega ao local, realizar a sinalização e isolamento da área, para que as equipes de resgate médico e socorro do Corpo de Bombeiros e Samu, possam trabalhar. Quatro câmeras de monitoramento online estão instaladas em pontos estratégicos e o trecho ainda conta com central de informações turísticas e serviço de telefone gratuito (0800-727-0410).


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