30 de março de 2010

Aécio Neves e Carlos Lupi, ministro do Trabalho, lançam programa Marco Zero de intermediação de mão de obra rural


O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (29), ao lado do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do lançamento do programa Marco Zero em Minas Gerais. O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em parceria com os Estados, tem como foco a intermediação de mão de obra rural, através das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Ao aderir ao programa, Minas irá também treinar os outros estados que já fazem parte do projeto.

Segundo o governador, a parceria com o governo federal representa a soma de esforços para inibir o trabalho degradante onde quer que ele ainda exista. Ele disse que o principal objetivo é fazer a ponte entre o homem do campo e o empregador, apoiando e orientando o trabalhador, muitas vezes desprotegido, sobre seus direitos.

“É mais uma importante cooperação que nos oferece o Ministério do Trabalho no enfrentamento de um drama que nos preocupa a todos, que é o trabalho degradante, as condições subumanas que em determinadas regiões do país nós ainda encontramos”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Os contratos de trabalho, intermediados através do Marco Zero, serão supervisionados pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), com o objetivo de eliminar a figura do aliciador e fomentar a adoção das práticas trabalhistas de acordo com a legislação. Para isso, o Sine irá indicar aos trabalhadores as vagas disponibilizadas por agricultores e fazendeiros, sendo a ponte entre os dois interessados.


Nenhum comentário: