15 de março de 2010

Aécio Neves reafirma interesse por Senado e diz que Presidência é questão de "destino"


Governador mineiro afirmou que Congresso Nacional precisa de uma "nova postura"


Ao reafirmar que será candidato a senador, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse no último sábado que o Congresso Nacional precisa de uma "nova postura" e se aproximar do "sentimento da sociedade brasileira".

Questionado, Aécio afirmou também que é muito cedo para falar em pretensão de presidir o Senado:

- Fui parlamentar durante grande parte da minha trajetória. E acho que o Congresso Nacional precisa de uma nova postura. Precisa, de alguma forma, aproximar-se mais do sentimento da sociedade brasileira. E eu quero estar lá, se merecer a confiança dos mineiros, para dar a minha contribuição a um novo momento do Congresso Nacional.

Aécio recebeu no município o título de cidadão honorário, em mais um capítulo do périplo que faz acompanhado do vice e pré-candidato tucano à sua sucessão, Antônio Anastasia. O governador disse que a presidência do Senado "é uma questão que precisa ser analisada lá adiante [...] É muito cedo para falar sobre isso".

Na estratégia para consolidar o governador como uma liderança nacional, aecistas trabalham com essa expectativa, mas sabem que ela depende de diversas circunstâncias. De qualquer forma, Aécio procurará representar a "renovação" da casa parlamentar, acossada por denúncias no ano passado.

Neste sábado, ele voltou a afirmar que não cogita compor como vice uma chapa puro-sangue encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra. Mais uma vez, prometeu empenho numa campanha do colega paulista, virtual presidenciável do PSDB:

- Estarei ao lado do companheiro José Serra no limite das minhas forças, mas considero que, neste momento, a minha presença em Minas Gerais é mais importante.

O mineiro ressaltou que se apresentou ao partido como uma alternativa para a eleição presidencial, agregando eventualmente o apoio de partidos que atualmente fazem parte da base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

- O partido opta por caminhar com um grande nome, que é o companheiro José Serra, homem público extremamente experimentado [...] Vamos caminhar ao seu lado.

Aécio também repetiu que não existe a hipótese de ele assumir o posto de presidenciável caso Serra venha a desistir:

- E é até importante que nós paremos com essas especulações.

Dizendo-se um "homem de partido", o governador, contudo, observou que está "muito sereno" e lembrou a frase do avô Tancredo Neves, segundo o qual "Presidência é muito mais destino do que qualquer outra coisa".


Nenhum comentário: