5 de março de 2010

Jovens do Valores de Minas participaram da solenidade da Cidade Administrativa inaugurada por Aécio Neves


Cerca de 500 alunos do Valores de Minas, programa doServas e Governo de Minas que oferece formação artística e cidadã a jovens de escolas públicas estaduais, se apresentaram nesta quinta-feira (4) na inauguração da Cidade Administrativa Tancredo Neves. Os jovens dançaram ao som de Peixe Vivo, música cantada por Dona Jandira.

O figurino, simples, formado com calça cinza e blusa branca, trazia nomes de mineiros, alguns ilustres, outros anônimos, mas ambos considerados igualmente importantes na concepção da apresentação.

Dessa forma, a jovem Paloma de Jesus Ataíde, por exemplo, se tornou ontem Alceu Gomes. Já Naiara Jéssica, 22, era Carlos Drummond; Jordânia, foi simplesmente “Ela” e Everton Freitas, 19, trazia em sua roupa o nome de Padre Libério.

Samira Ávila, coordenadora executiva e diretora artística do Valores de Minas, explicou que o objetivo foi homenagear a obra da Cidade Administrativa, mas também todos aqueles que, mesmo anonimamente, constroem Minas.

Os jovens dançaram na Praça Cívica, no meio da instalação artística do cenógrafo André Cortez, e utilizaram a obra na apresentação. Cerca de 5.000 capacetes, brancos e vermelhos, deram forma à bandeira de Minas e, conforme eram movimentados pelos jovens, também a nomes e pronomes: Guimarães, João, José, Dona, Senhora, Ela, entre outros.

Antes e depois da apresentação, o clima entre os estudantes era de muito alegria e ansiedade. Eles se mostravam também surpresos por participarem de um evento tão grandioso – a festa comandada pelo governador Aécio Neves contou com cerca de 6.000 convidados, entre eles alguns ilustres, como o vice-presidente José Alencar, entre outros políticos. Fafá de Belém cantou o Hino Nacional e, Milton Nascimento, “Coração de Estudante”. A apresentação ficou por conta da atriz Christiane Torloni.

“Esses jovens estão simbolicamente tirando o laço que ainda mantinha a Cidade Administrativa fechada e fazendo um convite para que ela seja habitada”, disse Leonardo Bertholini, professor do Valores de Minas, ressaltando a importância da apresentação para os jovens.

Rafael Jesus da Silva, alunos da oficina de circo, se disse emocionado. “Nunca imaginei fazer uma apresentação tão importante”, disse. Paloma de Jesus disse que se sentia parte da Cidade Administrativa.

Já Iago Henrique, 17, disse que foi uma honra participar da apresentação. “Estou muito feliz. É uma honra estar aqui, junto com os melhores, gente que desde a infância batalha, trabalha para um Estado melhor. Acho que estou honrando a oportunidade que tive com o Valores de Minas”, disse o jovem, logo após a apresentação. Gutielle Ribbiero, 17, adorou dançar ao ar livre a achou a Praça Cívica um excelente espaço para apresentações.

Nenhum comentário: