23 de fevereiro de 2010

Aécio lidera com folga disputa pelo Senado em Minas


Pesquisa veiculada na edição desta terça (23) do diário mineiro ‘O Tempo’ acomoda Aécio Neves (PSDB) na liderança da disputa pelo Senado em Minas.

Os mineiros vão eleger dois senadores em 2010. Aécio é a primeira opção de 48,22% dos eleitores. E a segunda de 12,42%.

Somando-se os votos atribuídos ao governador nos dois cenários, Aécio vai à disputa com 60,64% das intenções de voto.

A pesquisa submeteu ao eleitor nomes de políticos que, hoje, declaram-se candidatos ao governo. Entre eles Hélio Costa (PMDB).

Depois de Aécio, o ministro das Comunicações é o nome mais bem-posto na corrida ao Senado: 13,19% dos eleitores afirmam que votariam nele como primeira opção.

Outros 13,86% declaram que Hélio Costa é a segunda opção de voto. Somando-se os dois percentuais, o ministro amealha 27,05%.

Na terceira colocação aparece o vice-presidente José Alencar (PRB). Ele é a primeira opção de 9,67% dos eleitores. E a segunra de 15,26%. Índice total: 24,93%.

Na sequência, aparecem: Itamar Franco, do PPS (18,30%, somando-se o primeiro e o segundo votos); Fernando Pimentel, do PT (13,00%)...

...Eduardo Azeredo, do PSDB (11,00%) e Patrus Ananias, do PT (com 9,70%).

A confirmação do favoritismo de Aécio como que ajuda a explicar a resistência do governador tucano em aceitar o posto de vice na chapa de José Serra.

De volta de uma licença de 11 dias, Aécio confirmou nesta segunda (22) que terá um encontro com Serra durante a semana.

De antemão, Aécio cuidou de esvaziar as expectativas que cercam a reunião. Disse que o PSDB não tem razões para antecipar sua decisão no plano nacional.

Declarou que, ao formalizar a candidatura de Dilma Rousseff, Lula e o PT fazem o que lhes convém. Mas o tucanato, ele acredita, não deve se pautar pela lógica dos rivais.

Afirma, de resto, que não se deve esperar de sua conversa com Serra nenhum “grande fato político”.



Nenhum comentário: