9 de fevereiro de 2010

Programa VitaVida do Servas e do Governo de Minas melhora qualidade de vida de crianças em Montes Claros


O Programa VitaVida, do Servas e Governo de Minas, está melhorando a qualidade de vida de famílias em Montes Claros, no Norte do Estado. A receita é simples; garantir que chegue a elas a banana-passa, um alimento nutritivo e saboroso, para complementar a alimentação. “É o alimento preferido dos meus filhos”, diz Rosilene Santos Silva, mãe de seis filhos, com idades entre 11 e 2 anos. “Meus filhos estão mais fortes. Dois deles tiveram anemia e melhoraram depois que começamos a receber a banana-passa”, disse. Além de consumir o produto puro, Rosilene ainda o utiliza para fazer bolos, farofa, bolinhos de chuva e vitaminas.

Esse resultado é garantido por uma estrutura montada em Montes Claros, onde a Fábrica VitaVida trabalha em conjunto com a Arquidiocese e Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança da (Aapac) que, por meio da Pastoral da Criança, faz o alimento chegar às famílias mais necessitadas.

O gerente de produção da fábrica, Rondineli Gomes, explica que a região é grande produtora de banana e o VitaVida recebe o excedente da fruta dos tipos caturra e prata. A fruta é recolhida nas propriedades rurais e, se necessário, é armazenada até que amadureça. Em seguida, é limpa, descascada e higienizada. Depois colocada em estufa por 12 horas, para que se transforme na banana-passa. São produzidos 600 quilos por mês. Após esse processo, é embalada em pacotes de 1,5 kg e repassadas à Aapac, que faz o alimento chegar às famílias.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: