4 de fevereiro de 2010

Cidade Administrativa do Governo de Minas: obras nas reta final


Governador Aécio Neves visita o complexo que irá sediar todos órgãos do Governo. Com a nova sede, o Estado vai estimular o desenvolvimento da Região Metropolitana, economizar com alugueis, agilizar processos burocráticos e, ainda, dar vida ao maior centro cultural da capital mineira.

Entre as mudanças administrativas no Governo de Minas, iniciadas em 2003 e batizadas como Choque de Gestão, está o desenvolvimento sócio-econômico de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH). Para isso, o Estado criou 50 projetos estruturadores, entre eles a construção da Cidade Administrativa.

Com o Centro Administrativo o Estado vai economizar com alugueis e a agilizar processos burocráticos

Mais do que um ousado projeto arquitetônico, assinado pelo mestre Oscar Niemeyer, que já deixou seu traço em vários monumentos de Minas, como a Pampulha - principal cartão postal da capital mineira -, a nova sede do Governo está associada a diversas ações indutoras de desenvolvimento. A construção da Linha Verde; a revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves; a implantação do Aeroporto Industrial em Confins; e a ampliação do Expominas são alguns dos braços do projeto. Ações como essas impulsionarão o avanço da capital e RMBH, com impacto positivo no turismo de negócios e de eventos, e consequentemente, na vocação econômica.

A Cidade Administrativa também mudará o cenário cultural da capital mineira com a inauguração do Circuito Cultural Praça da Liberdade - outro projeto atrelado à construção da sede do Governo. As Secretarias de Estados e o Palácio da Liberdade, hoje instalados nas edificações localizadas na Praça da Liberdade, serão transferidas para a nova administração, dando lugar ao maior centro de cultura de Belo Horizonte, também em construção.

Obras iniciadas em 2003 prosseguem a todo vapor para a finalização do projeto.

A proposta de reunir a administração estadual em um único complexo surgiu da necessidade de dinamizar os processos de gestão pública. Com o crescimento do Estado, a Praça da Liberdade passou a não comportar a estrutura administrativa e iniciou-se a descentralização física de órgãos e entidades, o que elevou custos e dificultou a prestação de serviços. Com a transferência, o Governo terá expressiva economia com aluguéis de prédios e salas, entre outros gastos, e poderá tornar mais ágil a tramitação de procedimentos burocráticos.

A nova sede ocupa 804 mil metros quadrados e irá contribuir com o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


A localização foi uma estratégia para estimular o desenvolvimento de novos eixos econômicos na divisa entre municípios de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia, às margens da MG-010. Erguida na antiga sede do Hipódromo Serra Verde, que pertencia ao Jóquei Clube de Minas Gerais, Região Norte da capital, a Cidade Administrativa ocupa uma área de 804 mil metros quadrados.
Serão seis edificações principais que vão abrigar: a Sede do Governo, Secretarias de Estado, Centro de Convivência, auditório, prédio de serviços, além de unidades de apoio para equipamentos, praças de alimentação, restaurantes, salas de reunião e um auditório com compacidade para 490 pessoas – 290 mil metros quadrados de área construída. Cerca de dezesseis mil funcionários trabalharão no local, que terá um público flutuante estimado de dez mil pessoas por dia. Parte das obras serão entregues em meados de 2010.

Nenhum comentário: