22 de fevereiro de 2010

Governo Aécio Neves: primeiro grupo de servidor passa a ocupar Cidade Adminsitrativa a partir desta segunda


A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves está pronta para receber o primeiro grupo de servidores a partir desta segunda-feira (22).
Nesta sexta-feira (19), em visita ao complexo de prédios, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, garantiu que os funcionários encontrarão em pleno funcionamento os serviços de alimentação e transporte, além das novas estações de trabalho, já equipadas com telefones e computadores.

“A cozinha está toda montada. Os ônibus fretados também já passaram por teste e já fizemos o treinamento também das linhas da BHTrans, que serão disponibilizados a partir de segunda-feira. Já está tudo em plena condição de funcionamento. Os computadores estão todos ligados, formatados, os telefones funcionando, os refeitórios funcionando. Os micro-ondas estão chegando hoje, as câmaras de refrigeração para os servidores que trazem alimentação de casa possam guardar sua comida também já estão em funcionamento. Enfim, tudo que é necessário para que os servidores estejam aqui a partir de segunda-feira está garantido”, afirmou a secretária.

Os servidores terão à disposição, na próxima segunda-feira, um restaurante de comida a quilo e self-service. Até abril, outras 30 lojas do Centro de Convivência estarão funcionando, com serviços de lavanderia, farmácia, agência de viagem, além de lojas de roupas e outras opções de alimentação, como lanchonetes e sorveterias.

Novas linhas de ônibus levarão servidor
O ônibus que fará transporte gratuito dos servidores entre a Estação de metrô Vilarinho e a Cidade Administrativa já está em operação. O trajeto dessa linha é de cinco quilômetros, com um tempo médio de viagem de sete minutos. O horário de funcionamento será de 7 da manhã às 19 horas. Entre as 19 e 21 horas, um ônibus continuará circulando para atender os servidores que trabalham até mais tarde. Só terá acesso ao ônibus gratuito o servidor que estiver portando o crachá.

“Além disso, a partir deste sábado (20), o site da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br) colocará no ar o Google Map, onde o servidor pode entrar, colocar o seu endereço de residência, com destino “Cidade Administrativa” e o site já vai indicar qual é o melhor transporte coletivo que ele deve pegar para chegar de forma mais ágil”, explicou Renata Vilhena.
O servidor também contará, já a partir de segunda-feira, com novas linhas de ônibus criadas para atender a Cidade Administrativa.

A linha 6350 já está operando e parte da estação BHBus do Barreiro até a estação de metrô do Vilarinho, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas de ônibus entrarão em operação a partir de segunda-feira, partindo do Centro de Belo Horizonte, da estação do metrô São Gabriel e estação Venda Nova do BHBus.

A linha 65 sairá do Centro de Belo Horizonte, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, e com ponto final na estação Vilarinho do metrô. Já a linha 8650 sairá da estação do metrô São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. O desembarque final será na Cidade Administrativa.

Já a linha 642 partirá da estação Venda Nova do BHBus e atenderá os passageiros pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas de ônibus será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.

O sistema de transporte para a Cidade Administrativa foi desenhado para facilitar a mobilidade e garantir maior integração entre os ônibus e o metrô, de forma que o servidor utilize o máximo de dois ônibus ou um ônibus e o metrô durante o deslocamento de casa até o trabalho.
Todos os servidores que começam a trabalhar na nova sede na próxima segunda-feira já receberam seus crachás, acompanhados de um manual com todas as informações sobre o funcionamento da Cidade Administrativa, com lista de ramais e mapas.

Melhor estrutura de trabalho

As novas estações de trabalho, montadas para cada servidor, contam com mesa individual e computador com acesso à internet. Isso significará um aumento de 93% do número de servidores equipados com computador e com acesso à internet.

“Os servidores terão muito melhores condições. Os computadores são todos novos. Hoje temos casos de servidores que dividem mesa, dividem computador e alguns que não têm ainda acesso à internet e ao computador. Aqui cada um vai ter acesso à sua estação de trabalho, seu espaço, que é individualizado. Então, apesar dos transtornos da mudança, porque a gente ainda está em um momento de encaixotar as coisas, guardar a documentação, a gente vai ter um ambiente muito mais propício e uma condição muito melhor para o servidor fazer o seu trabalho”, detalhou a secretária.

Transferência

No dia 22 de fevereiro, 1.800 pessoas das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Governo (Segov) e do Gabinete Militar começam a trabalhar na Cidade Administrativa. No dia 1º de março, outros 1.000 servidores da Governadoria, Vice-Governadoria e Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) serão transferidos. Até outubro, haverá mudança mensal de 1.500 a 2 mil servidores.

Nenhum comentário: