29 de junho de 2010

Candidaturas de Aécio e Anastasia estão mais fortalecidas após convenções da base aliada e ampliam tempo de TV


Vantagem tucana na TV

Eleições

Encerradas as convenções partidárias, horário eleitoral gratuito está praticamente definido em Minas. Aliança de 13 partidos garante ao governador Anastasia maior exposição na telinha

Faltam alguns acertos na escalação dos jogadores, mas, encerradas as convenções partidárias, estão definidos os times que entrarão em campo para a disputa pelo governo de Minas e o tempo de cada um na televisão. De um lado, jogadores que pertencem a um grupo de 13 partidos: PSDB, PPS, PSB, DEM, PRB, PP, PSC, PTdoB, PMN, PSL, PSDC, PDT e PTB. Juntos, eles garantem ao candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), aproximadamente 60% do tempo total da propaganda eleitoral gratuita.

De outro, uma equipe formada por integrantes do PMDB, PT e PCdoB, que oficializarão a aliança amanhã, com a convenção conjunta de petistas e peemedebistas, dando a Hélio Costa 39% do tempo total. O PCdoB decidiu fazer parte do time no sábado. Na disputa aparece ainda o PV, que optou em jogar somente com atletas de seu próprio quadro.

O tempo de televisão do horário gratuito de propaganda eleitoral, que continua no centro das articulações para as coligações majoritárias, é também vedete das eleições. Ao todo, os candidatos a governador terão 36 minutos para a propaganda gratuita, nos dois blocos do horário eleitoral – de 18 minutos cada. Além disso, os concorrentes ao governo terão 6 minutos diários de inserções diárias (spots). A distribuição do tempo obedece à seguinte regra: dois terços segundo o peso das bancadas federais eleitas em 2006 -24 minutos – e um terço igualitariamente entre os candidatos -12 minutos.

Dentro dos 24 minutos distribuídos segundo as cadeiras a deputado federal conquistadas em 2006, o PV, que sai ao governo de Minas sozinho, sem coligação, terá 40 segundos -20 segundos no bloco da tarde e 20 segundos no bloco da noite – às segundas, quartas e sextas-feiras. O PV terá ainda seis segundos em inserções diárias.

A candidatura de Hélio Costa tem, com PMDB, PT e PCdoB, tempo de 9 minutos e 31 segundos nos dois blocos três vezes por semana. Além disso, Hélio Costa terá 1 minuto e 35 segundos de spots. Com o apoio de todos os partidos, Anastasia tem até agora 14 minutos e 28 segundos nos dois blocos três vezes por semana, além de dois minutos e 24 segundos de spots diários. Ainda está em jogo o tempo de um minuto e 11 segundos do PR, cuja decisão da convenção estadual pode ainda ter desdobramentos. Também disputam o cargo de governador: Vanessa Portugal (PSTU) e João Batista (PSOL), sem tempo na TV.


Fonte: Leonardo Augusto e Bertha Maakaroun – Estado de Minas

Nenhum comentário: