16 de dezembro de 2009

Aécio Neves faz a reforma agraria em Minas sem alarde. Essa semana mais 1.400 títulos.


De acordo com determinação do Governador Aécio Neves, aproximadamente seis mil pessoas serão beneficiadas, nesta semana, com a entrega de 1,4 mil títulos de propriedade rural e urbana em seis municípios do
Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. A entrega acontece entre os dias 17 a 19 de dezembro, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara)e Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter).

Em Araçuaí, a entrega dos títulos será na próxima quinta-feira (17), onde 254 famílias de posseiros passarão a ser proprietárias; em Francisco Badaró, serão entregues 179 títulos de propriedade. Ainda na quinta-feira, 293 famílias de pequenos agricultores, em Jenipapo de Minas, também receberão os seus documentos definitivos.

Na sexta-feira (18), serão entregues em Salinas 295 títulos rurais e 3 urbanos. No mesmo dia, em Rio Pardo de Minas, mais 216 posseiros receberão o documento da terra.

A entrega dos títulos será encerrada no sábado (19), em São João do Paraíso, com mais 190 títulos de propriedade.

O secretário Manoel Costa, também diretor-geral do Iter, ressalta a correlação existente entre a baixa regularização fundiária e os baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Costa, o Programa de Regularização Fundiária tem como uma de suas características promover o desenvolvimento dos que vivem no meio rural, através do título de propriedade. “Hoje a entrega garante a propriedade de direito, com condições melhores de financiamentos. O asfalto, a eletrificação, a telefonia são vitais, mas só isso não basta para aumentar a produção local. Só com documento da terra é que vamos crescer, e aí, sim usufruir desses benefícios”; afirma.Em Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso, o secretário Manoel Costa vai receber o Título de Cidadão Honorário.

Programação

17 de dezembro de 2009, quinta-feira09:00 – Araçuaí

Local: Câmara Municipal

Endereço: rua São Geraldo, N.° 722 – Planalto13:00 – Francisco Badaró

Local: Praça do Mercado Municipal

Endereço: Praça do Mercado Municipal, S/N.° – Centro15:30 – Jenipapo de Minas

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Endereço: Rua Turmalina, N.° 1020 – Lagoinha18 de dezembro de 2009, sexta-feira09:30 – Salinas

Local: Centro Comunitário

Endereço: rua Clara Aparecida, N.° 300 – bairro Raquel14:30 – Rio Pardo de Minas

Local: Casa da Cultura

Endereço: Praça Dr. José Cantídio, S/N.° – Centro

19 de dezembro de 2009, sábado09:00 – São João do Paraíso

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Endereço: avenida Dr. Osório Adrião da Rocha, N.° 156 – Centro

Nenhum comentário: