O programa de atenção em Urgência e Emergência de Minas Gerais tornou-se uma referência para a América Latina. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), fortaleceu a rede de atenção de urgência e emergência, garantindo serviços de saúde à população. Funcionando em forma de rede, a urgência e emergência segue a lógica da regionalização e adota uma linguagem única nos pontos de atenção. A rede é integrada por hospitais, unidades de saúde, Central de Regulação Assistencial, Sistema de Transporte em Saúde, Samu Regional, programas estruturadores e projetos associados.
ara interligar a rede foi necessário adotar uma linguagem comum a todos as unidades componentes. Para isso, a SES comprou os direitos de utilização do software Alert e do Protocolo de Manchester, investimento de R$ 48 milhões, e se tornou o primeiro estado brasileiro a adotar o protocolo como linguagem da Urgência e Emergência do SUS.
Realidade em Minas
De fácil acesso, o Protocolo de Manchester é a ferramenta utilizada para a classificação do atendimento ao paciente. Os doentes são atendidos de acordo com a gravidade clínica e não mais pela ordem de chegada. O método consiste em identificar a queixa inicial e estabelecer o tempo de espera, que varia de acordo com a gravidade. Na classificação, a cor vermelha (emergência) tem atendimento imediato; o laranja (muito urgente) prevê atendimento em 10 minutos; o amarelo (urgente), uma hora; o verde (pouco urgente), duas horas e o azul (não urgente), quatro horas.
Leia mais na integra: Agência Minas
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