15 de dezembro de 2009

Governo e Servas entregam Brinquedotecas em Cataguases




O Governo de Minas e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) entregam nesta terça-feira (15), às 10h, em Cataguases (Praça Rui Barbosa, nº 80, Centro, na sede da Energisa), Brinquedotecas Móveis para os hospitais de Cataguases, Leopoldina, Manhumirim. A brinquedoteca, que tem projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas, visa contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes atendidas em hospitais públicos e filantrópicos.

A brinquedoteca é composta por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O equipamento é leve, com rodízios que facilitam o transporte para os diversos ambientes do hospital, com mesinhas de apoio para que a criança no leito possa brincar. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. Projetada com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, permite fácil deslocamento entre os ambientes do hospital. São quatro modelos ilustrados com animais da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. Os brinquedos foram escolhidos de acordo com a orientação de pedagogos e terapeutas.

Segundo o governador Aécio Neves, a brinquedoteca foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por objetivo melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. “A marca diferenciada e que torna ainda mais vigoroso e inspirador esse projeto é que ele contou com a participação e com a solidariedade da iniciativa privada e de muitas famílias mineiras”, afirmou o governador, no lançamento do projeto.

Para a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, a brinquedoteca é muito mais que um brinquedo: ela faz parte do processo terapêutico, contribuindo para a recuperação da criança. “Estamos entregando as primeiras 120 Brinquedotecas e elas vão viajar por toda Minas Gerais, vão para hospitais do Triângulo, Jequitinhonha, Sul e Norte do Estado”, afirmou Andréa Neves, na ocasião. “É uma forma de dizer a crianças e adolescentes em tratamento de saúde e a seus familiares que nós nos importamos com elas”, é a mensagem da presidente do Servas.



Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: