22 de dezembro de 2009

Governo de Minas conclui transferência de cadeias


As três últimas cadeias públicas que ainda são administradas pela Polícia Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão assumidas, até o final deste mês, pela Secretaria de Defesa Social (Seds). O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (21), no Palácio da Liberdade, durante encontro do governador Aécio Neves e representantes de todas as áreas da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Serão assumidas as carceragens de Nova Lima, Lagoa Santa e Brumadinho, além das cadeias de Santa Rita do Sapucaí, região sul do Estado e Conceição das Alagoas, Triângulo Mineiro. “Estamos terminando o ano de 2009 cumprindo um compromisso que o governador tinha estabelecido para a Defesa Social de extinguirmos as carceragens da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nós, que tivemos 19 carceragens apenas em Belo Horizonte, já não temos nenhuma desde o ano passado. Agora, conseguimos alcançar essa marca que acho muito representativa”, disse o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior.

Durante o encontro com representantes da área de Segurança do Estado, o governador foi presenteado com um quadro produzido por jovens que participam de oficinas do programa Fica Vivo. Desde 2004, a Secretaria de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), assumiu 60 carceragens em todo o Estado, liberando 209 policiais (118 civis e 91 militares) para atuar em suas funções institucionais em Minas Gerais. Em 2009, a Defesa Social assumiu 17 cadeias públicas administradas pela Polícia Civil com o apoio de militares. Eles foram substituídos por 1.020 agentes penitenciários.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: