14 de dezembro de 2009

Gestão de Aécio Neves ganha destaque em O Globo

Estados e municípios inovam com modelo de gestão por resultados Metas de avaliação para reduzir custos ajudam a mudar cultura do funcionalismo


BRASÍLIA. Enquanto o governo federal patina em acanhadas tentativas de implantar um sistema de gestão por resultados no serviço público, alguns estados e prefeituras estão com esses programas bastante avançados.
Criaram metas e modelos de avaliação de desempenho para reduzir custos na máquina pública e melhorar os serviços à sociedade, especialmente nas áreas mais críticas e de maiores demandas da população, como saúde, segurança e educação.

São práticas da iniciativa privada que começam a ser adotadas com sucesso em órgãos públicos na busca por melhores resultados, e que promovem, ainda que lentamente, uma mudança de cultura do servidor público, que tem garantido em leia estabilidade no emprego.

Minas Gerais é o estado mais adiantado nessa experiência de gestão, com pagamento de prêmio por produtividade para 93% dos servidores. Os estados de São Paulo e Rio, e as prefeituras carioca e paulistana também contabilizam experiências bem sucedidas nessa área.
Fonte: Regina Alvarez – Jornal O Globo – 13/12/2009

Nenhum comentário: