5 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves beneficia 36 mil pessoas no Norte de MG


A construção da Barragem do Peão transformou a realidade das famílias no Norte de Minas. A obra, resultado da parceria entre o Governo de Minas, por intermédio da Ruralminas, com o Ministério da Integração Nacional, é executada pelo Consórcio Galvão/Pavisan. A barragem acumulará água para abastecimento humano, além de contribuir para a perenização de rios que param de correr no período da seca. O investimento previsto é de R$ 155 milhões do governo federal e contrapartida de 10% do Governo do Estado.

A obra vai beneficiar diretamente 23 famílias, cujas terras serão atingidas pela formação dos reservatórios. A Ruralminas disponibilizou área de 1.394 hectares para o reassentamento de 14 famílias, como a de Antônio de Souza, nascido e criado em São João do Paraíso, a 750 km de Belo Horizonte. Com documentos recém-tirados, Antônio terá sua condição de proprietário do imóvel regularizada, outro benefício agregado à construção da barragem, visto que nenhuma família possuía documento de propriedade.

A antiga casa de pau a pique é apenas lembrança na memória da família de Antônio. Sua esposa, Ana Agostina Ribeiro, atesta, “não estamos arrependidos”. No terreno de 53 hectares onde foi reassentado, a Ruralminas construiu casa de alvenaria de 61 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha e banheiro, água tratada e instalações elétricas, que estão aguardando a ligação na rede de energia pela Cemig. Há cinco meses morando na casa nova, Sueli Aparecida Ribeiro, também beneficiada pela construção da barragem, afirma, “não teria condições de construir uma casa como essa”.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: