20 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves consolida metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública – já são 307 municípios integrados


A integração das forças de segurança, que representa a principal marca da política pública do Sistema de Defesa Social (Sids) de Minas Gerais, viabilizou uma série de ações de destaque no Estado, ao longo de 2009. Uma das principais iniciativas da Superintendência de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é a metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp). O ano de 2009 fechou com 307 municípios mineiros adeptos à metodologia.

A expansão para mais 228 municípios de sistemas unificados de dados, como o Registro de Evento de Defesa Social (Reds), destinado ao lançamento de ocorrências via web, e Pcnet, direcionado ao registro de informações da Polícia Civil, são avanços que compõem a lista. Houve ainda a ampliação do mapa das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), que passou de 16 para 17 Regiões, com a divisão do Sul do Estado entre Lavras e Pouso Alegre.

A metodologia Igesp, pioneira no Brasil, inovou com a promoção de seminários estratégicos com a participação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, e ainda de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e sociedade civil organizada nos municípios sedes de Risp. Esse alinhamento possibilitou o desenvolvimento de políticas de segurança pública, respeitando as particularidades de cada local.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: