6 de janeiro de 2010

Aécio Neves garante que é candidato ao Senado e diz que quer se dedicar somente a questões de Minas

Aécio garante que não vai recuar na sua intenção de tentar uma vaga no Senado em outubro. Com isso, enterra a possibilidade de compor chapa com José Serra para disputar a Presidência.

Os tucanos e aliados do PSDB que ainda contavam com o governador Aécio Neves como opção, caso o governador paulista, José Serra, prefira concorrer à reeleição em vez de se lançar na corrida presidencial, terão que pensar em outro plano B. O governador mineiro afirmou ontem que sua decisão de não disputar a Presidência da República é definitiva e que seu destino é concorrer ao Senado, dando com isto suporte à candidatura do seu atual vice, Antonio Augusto Anastasia, ao governo de Minas Gerais. Aécio também não cogita a possibilidade de ser vice em uma eventual chapa puro-sangue do PSDB.

Sobre a decisão de retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, anunciada pouco antes do Natal, foi taxativo. “É definitiva e estou entusiasmado com as questões de Minas Gerais. A elas me dedicarei a partir de agora”, afirmou. O governador disse que será pré-candidato ao Senado, trabalho pelo qual começa a se dedicar esse mês. Em janeiro e fevereiro, Aécio percorrerá municípios mineiros para uma série de inaugurações e visitas a obras. “Isso sempre que possível na companhia do vice-governador Antonio Anastasia, até porque ele terá responsabilidade de, a partir de abril, dar andamento a todos esses investimentos”, adiantou.

O governador disputava a indicação do partido para concorrer à Presidência com o colega paulista, José Serra, que até agora evita se colocar como pré-candidato. Aécio saiu de cena alegando que o prazo para conseguir novos aliados para a chapa tucana se esgotou. Serra vem defendendo que o partido só tome uma posição em março. Embora diga que a condução do processo cabe ao partido e que depois de retirar seu nome da disputa interna não lhe cabe fazer cobranças, Aécio indicou que o PSDB acabará sendo forçado a definir a candidatura. “Vai ficar naturalmente clara a necessidade de termos um candidato. Isso pode ocorrer nas próximas semanas, no próximo mês. É uma decisão que o partido terá que tomar”.

Aécio voltou a dizer que seu afastamento do processo facilita um posicionamento dos tucanos e o embate do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia dos tucanos é intensificar as críticas para evitar um possível crescimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por causa dos altos índices de popularidade do petista. Com a desistência, o mineiro afirma que falta apenas um posicionamento oficial de José Serra. “No momento em que me afasto dessa disputa, é claro que começa a haver uma clareza maior em relação a quem será o candidato do partido”, afirmou.

Mesmo com a insistência de alguns aliados para que Aécio venha a compor uma chapa como vice de José Serra, o governador negou mais uma vez a hipótese. Segundo ele, o partido precisa trabalhar para conseguir novos aliados. “Não cogito hoje essa hipótese, acho que ela não é benéfica para o nosso projeto. Serei, no momento que o candidato do partido for definido, um soldado. Mas mergulhado nas questões de Minas”, afirmou.

Secretariado De volta de Angra dos Reis, onde passou o recesso do fim-de-ano, Aécio iniciou as conversas para compor o novo secretariado do governo, já que integrantes de sua equipe terão que deixar os cargos até abril para concorrer a novas vagas no Legislativo. O governador confirmou que pode antecipar a troca para dar aos gestores um tempo maior de concluir as ações previstas para este ano. Aécio não adiantou a data da mudança. “Estou agora fazendo umas consultas, começando a definir alguns nomes, conversando inclusive com os secretários que sairão, mas eu não quero fixar uma data antes que eu tenha uma equipe montada.”

Cidade administrativa

A mudança dos cerca de 16 mil servidores para a Cidade Administrativa, que começaria a ocorrer de forma escalonada a partir do dia 15 de janeiro, vai atrasar. O governador Aécio Neves (PSDB) disse ontem que a obra atrasou por causa das chuvas de dezembro, e a nova data será definida na última semana do mês, quando ele fará a última vistoria. Aécio esteve no local e se reuniu ontem com os responsáveis pelo empreendimento. De acordo com ele, as construções estão praticamente concluídas e os problemas foram no subsolo e na parte de paisagismo. “Não gostaria de fazer uma mudança pela metade, dando impressão de obra inacabada”, disse.


Fonte: Uai.com

Nenhum comentário: