8 de janeiro de 2010

Cine Humberto Mauro, coordenado pelo Governo Aécio Neves, recebeu 40 mil pessoas em 2010


Reconhecido em Minas Gerais como centro de referência do cinema não comercial, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, é reduto de cinéfilos e estudiosos. Com 136 lugares e moderno equipamento de projeção e som, a sala de cinema mais charmosa da cidade apresentou em 2009 uma variedade de longas e curtas metragens, documentários e foi palco das mais tradicionais mostras e festivais de cinema da capital. Durante o ano, o Cine recebeu cerca de 40 mil cinéfilos que se emocionaram, sorriram, se encantaram e sonharam em quase duas mil sessões e mais de 50 mostras exibidas no Palácio das Artes, sempre com ingressos gratuitos ou a preços populares.

Dentre a programação do último ano, destacam-se as já tradicionais Passou Batido, mostra que tem o intuito de dar ao público a chance de ver – ou rever – produções que ficaram pouco tempo em cartaz no ano anterior. Em 2009, a mostra exibiu filmes como Cleópatra, do brasileiro Júlio Bressane, Persepólis, animação indicada ao Oscar de 2008 e Do Outro Lado, vencedor do prêmio de melhor roteiro no último festival de Cannes.

Mantendo a sua proposta de ser uma sala marcada pela programação de qualidade e que muitas vezes não é exibida no circuito comercial, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) fez mais uma série de homenagens a grandes profissionais e produções da sétima arte. Diretores da Romênia, Polônia, Tunísia, Argentina e Escandinávia tiveram lugar garantido nas telas do Cine Humberto Mauro, e levaram ao público a diversidade, riqueza e criatividade do cinema mundial, inclusive com obras inéditas no Brasil.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: