20 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves mobiliza Bocaiúva, no Norte de Minas, contra a Dengue


Desde dezembro do ano passado, Bocaiúva, município que compõe a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, vem intensificando as ações de mobilização social para o combate à dengue. A proposta é ampliar o acesso da população às informações sobre prevenção de doenças por meio da mudança de hábitos. De acordo com o Coordenador do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Joney Fonseca, todos podem e devem ajudar. “Qualquer ação, por menor que possa parecer, é fundamental. Nessa rede solidária, cada um desempenha seu papel. Somos todos responsáveis”, ressalta.

Conforme o secretário municipal de saúde de Bocaiúva, Edson Nominato Filho, “o objetivo das ações é despertar nos moradores o interesse em participar das ações de controle de doenças e seus agravos e, também, reduzir o índice de infestação do mosquito aedes aegypti”. De acordo com o secretário, as ações de Educação em Saúde e a participação do Comitê de Mobilização contra a Dengue foram ampliadas. “Com isso, o envolvimento da comunidade já pode ser percebido e o resultado das ações é muito mais positivo”, ressalta.

Segundo o coordenador regional de epidemiologia da GRS de Montes Claros, João Geraldo de Rezende, Bocaiúva é um dos três municípios prioritários no trabalho de controle da dengue, junto a Montes Claros e Janaúba, que recebem uma atenção especial da Secretaria de Estado de Saúde por apresentarem um alto índice de infestação. “Ações que mobilizam a população são fundamentais, tendo em vista que mais de 80% dos focos estão dentro das casas e somente com a participação dos moradores é que se pode controlar a infestação do aedes aegipty”, observa Rezende.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: