13 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves: Fundação Clóvis Salgado inaugura Centro de Arte Contemporânea e Fotografia


A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura nesta quarta-feira (13), o mais novo espaço de discussão, exibição e estudo das artes visuais da cidade, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Instituto Moreira Salles, a programação será aberta com a mostra “Otto Stupakoff. Fotografias”, com 70 obras de um dos maiores fotógrafos de moda do país. O espaço funcionará na avenida Afonso Pena, 737, de terça a domingo, de 12h às 19h, e às quintas-feiras, até às 21h, com entrada franca. O evento também abre as atividades de comemoração dos 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, completados em 2010.

A proposta da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da gestão da Fundação Clóvis Salgado, é tornar o centro uma referência na difusão, discussão e reflexão sobre a produção contemporânea de artes visuais. Além do espaço expositivo, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia será também uma unidade de intercâmbio entre artistas, de pesquisa e produção de conteúdo.

O espaço vai promover atividades voltadas para os artistas, amantes e estudiosos da área, como mostras, editais, intercâmbios e debates. O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia também será palco da exibição do rico acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles e outras coleções do gênero. O espaço tem 312,17m², divididos em duas salas expositivas, e com uma estrutura de galerias. Posteriormente, o centro ganhará ainda ateliês, estúdios e sala multimeios.

Ao assumir o prédio do IMS em Belo Horizonte, o Governo de Minas não somente viabiliza a continuidade das atividades do espaço como também dá importante passo na consolidação de políticas públicas efetivas e modernas no campo de Artes Visuais do Estado. “Não poderíamos perder toda a riqueza do acervo deste Instituto, que agora será um parceiro da Secretaria de Estado de Cultura. Além do mais, a criação do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia marca o momento em que a Secretaria dedica maior atenção às artes visuais. Através da recém-criada Diretoria de Artes Visuais teremos uma unidade voltada para pensar políticas para essa área, que irão integrar o conjunto de ações horizontais empreendidas pela Secretaria focadas nas diversas manifestações artísticas e culturais”, diz o secretário Paulo Brant.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: