18 de novembro de 2009

Aécio Neves: "O Caminho do Centro"

Por Ana Vasco, do "Aécio Blog"
O artigo "O Caminho do Centro", de Mauro Santayana, publicado, hoje (18/11), no Jornal do Brasil, explica muito sobre a política mineira e o estilo de fazer política que sempre influenciou Aécio Neves, em sua trajetória.

Mauro Santayana nos lembra que a linha de políticos mineiros que vem de João Pinheiro, passa pelo filho Israel, por Negrão de Lima e por Juscelino - embora tenha sido sempre taxada de "conservadora" ou "comodista" - foi, na verdade, extremamente desenvolvimentista. Com discursos contidos, mas comprometidos com projetos que exigiam envolvimento de diferentes grupos, eles optaram caminhar pelo centro. Evitando radicalizações na postura e nas ações, a política sempre pareceu mais branda. Mauro explica: "Governar pelo centro é conter os arroubos inconsequentes de uns e a reação histérica de outros, na ativa defesa dos interesses permanentes da nação".

Aécio segue a mesma cartilha, que também influenciou o avô Tancredo. Ele trabalha de forma ousada, a passos largos, mas pelo "caminho do centro", agregando apoios de todos os lados. "Articular os conservadores e os reformistas em torno de um projeto de progresso econômico e social é atitude que sempre tem dado certo", ressalta Mauro.

Veja mais um importante trecho do artigo de Santayana:

"(Aécio) está cumprindo os ritos da velha política montanhesa, ao indicar o caminho do centro. A disputa do poder não pode transformar-se em luta ensandecida, no confronto de posições antagônicas. É certo que haverá açodados, como sempre os houve, defendendo passos insensatos, ou retorno a algumas práticas do passado. Mas não é possível governar nos extremos. Como na barra da balança, o ponto de equilíbrio é o meio exato; como na alavanca, o apoio deve localizar-se no centro do arco de gravidade. Faça-se ou não candidato, eleja-se ou não se eleja, Aécio está dando ao Brasil o velho recado de Minas. O objetivo da política é a soma, a aglutinação das pessoas em torno de projetos para o bem comum. A fronteira do entendimento, na política, é a da soberania do país. Cavalgando essa razão, Aécio não se põe como anti-Lula, mas disposto a avançar no mesmo projeto de Brasil".
 
Para ler no "Aécio Blog", ou no JB Online: "O Caminho do Centro".
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre isso, vale a pena ler o texto do manifesto pró-aécio,em
www.manifestoaecionevesbrasil.blogspot.com.