10 de novembro de 2009

A Linha de Aécio

Por Ana Vasco,

Aécio Neves tem apresentado, para o PSDB, a possibilidade de um posicionamento diferente na disputa presidencial de 2010. Na tarde de ontem (10/11), em uma palestra para empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo, ele reforçou qual é a linha que o conduzirá, como pré-candidato do partido, em alternativa à assumida por algumas lideranças da oposição - e pelo governo -, até então.

"Não estaremos, em 2010, dizendo sim ou não ao governo Lula. Estaremos escolhendo o futuro. O futuro que, para alguns, virá apesar do presidente Lula. E para outros, por causa do presidente Lula. O que importa é discutirmos o que virá depois dele. O conceito pós-Lula é a nossa resposta, é a minha resposta, à armadilha da eleição plebiscitária", reforçou Aécio, em seu pronunciamento.

Aécio não se dispõem a fortalecer um sistema político polarizado, a criticar adversários ou comparar governos passados. Ele quer discutir o futuro, projetos concretos, e trabalhar com alianças amplas, que gerem a possibilidade do poder compartilhado.
"Gostaria, até pelas relações que tenho, de fazer esse chamamento a uma nova convergência nacional, uma nova construção a favor, não desse ou daquele governo, mas a favor do país. Acho que o Brasil estaria maduro para viver um 2010 diferente do que viveu nas quatro últimas eleições presidenciais", explicou Aécio, em entrevista após o evento.

Agora, o PSDB tem também a oportunidade de escolher a linha que deverá assumir no embate eleitoral de 2010. A mesma que o governo pretende seguir - a do reforço à polarização - ou a da convergência política. É preciso pensar bem, sem adiar muito as decisões definitivas, pois o Brasil tem pressa.



Leia esta e outras reportagens sobre o Aécio Neves no "Aécio Blog".

Nenhum comentário: