30 de novembro de 2009

Vitrine de Aécio para 2010, sistema de segurança em Minas é inspirado em modelo de Nova York


A arma do governador mineiro Aécio Neves para disputar espaço com velhos nomes do PSDB na disputa presidencial de 2010 claramente é a política de segurança pública do Estado. Ironicamente, o novo modelo adotado em Minas Gerais destaca-se por ter reduzido os índices de violência a patamares de dez anos trás.

Problemas como policiais civis insatisfeitos, superlotação nos presídios estudais, tráfico de drogas e crime organizadopersistem, mas em cinco anos o governo conseguiu reduzir homicídios, roubos, assaltos e estupros em 36%. Em Belo Horizonte, a queda foi de 52%, e nos 54 municípios da região metropolitana, de 51%.

Para garantir a vitrine eleitoral, Aécio investe pesado na área. De 2003, quando assumiu, até agora foram R$ 23,3 bilhões.

Na entrevista coletiva a seguir, o secretário estadual de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, explicou as mudanças feitas no Estado para que os índices de criminalidade voltassem aos patamares de uma década atrás e disse que o sistema foi inspirado no modelo Compstat (em inglês, Comparative Statistics), que foi adotado em Nova York e baixou a criminalidade na cidade americana em 60%.


Nenhum comentário: