O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), obteve junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após negociações, autorização para que as empresas mineradoras possam utilizar do direito de passagem para transportar seus produtos até os portos no litoral.
Essa era uma antiga reivindicação da Associação dos Mineradores da Serra Azul (Amisa), até então sem alternativa para escoar sua produção de minério de ferro, com tarifas competitivas, por ferrovia. Tal situação vinha prejudicando a competitividade dessas empresas e impedindo a expansão da atividade mineradora naquela região, que engloba diversos municípios, como Itatiaiuçu, Igarapé, Itaúna, Mateus Leme e Brumadinho, sendo responsável por 100% da produção de minério de ferro na região
As empresas que integram a Amisa são a MBL, Usiminas, Arcellor Mittal Mineração, Minerita, GVA Mineração, Comisa, MMX e Ferrous, cujo potencial de reserva é estimado hoje em torno de cinco bilhões de toneladas de minério com teor de 45% de ferro. A produção anual dessas minas gira em torno de 18 milhões de toneladas, das quais cinco milhões de toneladas se destinam à exportação.
Leia mais na integra: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário