8 de julho de 2010

Aécio Neves critica intervenção no PRB e Anastasia rebate Hélio Costa dizendo que candidato do PMDB está desinformado sobre Minas


Aberta a troca de farpas

Candidato do PSDB à reeleição ao governo do estado, Antonio Anastasia, responde a críticas do seu adversário, Hélio Costa (PMDB), a respeito de investimentos de Minas na área social
Aécio e Anastasia no Centro de BH: “Agora eles vão ver o que foi feito”

No segundo dia de campanha para o Palácio da Liberdade, o clima começou a esquentar. Durante caminhada no Centro de Belo Horizonte no início da tarde de ontem, o governador e candidato à reeleição Antonio Augusto Anastasia (PSDB) respondeu a críticas de seu principal adversário, o senador Hélio Costa (PMDB), para quem o governo não investe na área social. Para o tucano, os integrantes da chapa encabeçada pelo PMDB estariam desinformados sobre os dados do estado porque passaram parte dos últimos anos fora de Minas Gerais.

A afirmação refere-se ao fato de Hélio Costa e seu candidato a vice, Patrus Ananias (PT), terem ocupado cargos em Brasília – o primeiro assumiu o mandato de senador e depois o comando do Ministério das Comunicações, enquanto o segundo, desde o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Eles não estão conhecendo a realidade, mas agora vão fazer campanha e vão percorrer o estado certamente, e vão ver o que foi feito em Minas”, afirmou Anastasia.

O candidato à reeleição aproveitou para ironizar os aliados de seus adversários, que, segundo ele, já fizeram elogios à gestão de seu sucessor Aécio Neves (PSDB). “Agimos de forma republicana, ao contrário do governo federal, que nas últimas liberações só favoreceram alguns partidos. Nós não, agimos republicanamente em favor de todos”, argumentou. Ao lado do governador, o candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) disse lamentar que a campanha do PMDB esteja pautada em dois pilares: a intervenção em partidos aliados e o discurso de “inverdades” sobre a sua gestão e de Anastasia.

A crítica à intervenção diz respeito à imposição do PRB nacional para que a legenda em Minas Gerias esteja ao lado de Hélio Costa – ao contrário do que definiu a convenção estadual, quando foi aprovada aliança com o chapão encabeçado pelo PSDB. Aécio desafiou os adversários a buscarem no próprio governo federal dados que mostram o estado como um dos primeiros colocados no ranking do ensino fundamental e na geração de empregos. “O nosso adversário, o candidato do PMDB, optou por não disputar a eleição contra o governador Anastasia, mas disputar contra a realidade. E aí, vai ficar muito mais difícil.”

Durante todo o dia de ontem, a reportagem tentou fazer contato com o candidato Hélio Costa para ele rebater as farpas dos tucanos. Entretanto, o peemedebista não atendeu os pedidos de entrevista. Procurada, a assessoria de imprensa do candidato alegou que precisaria ter acesso às declarações dos adversários para repassar ao senador. Mesmo assim, até as 20h de ontem, Costa não havia se manifestado.

Ainda de acordo com sua assessoria, não foi possível repassar a demanda pois ele estava incomunicável no Congresso Nacional. Costa passou o dia em Brasília participando de votação em regime concentrado. Lá, ele defendeu uma melhor distribuição dos royalties da mineração e cobrou maior rigor a condenados por crimes hediondos. Hoje, Costa reassume o papel de candidato fazendo campanha em Curvelo, na Região Central, junto com deputados e aliados.

Agenda

Antonio Anastasia
Viagem a Washington (EUA) para assinar contratos de financiamento de US$ 598 milhões com o Banco Mundial (Bird) e com o Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nenhum comentário: