Dados do Ministério da Educação mostram que Minas Gerais atingiu todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O candidato ao Senado Aécio Neves (Coligação Somos Minas Gerais) destacou hoje o primeiro lugar de Minas Gerais no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino público no Brasil.
“Dados do Ministério da Educação mostram que Minas foi o Estado que mais avançou na educação fundamental, principalmente. Há algo sendo construído em Minas Gerais e que nós vamos, com ética, seriedade e com responsabilidade, lutar para que não seja interrompido; tenha continuidade”, disse Aécio Neves, em entrevista, no Santuário da Serra Piedade, no município de Caeté, onde ele o governador Antonio Anastasia deram início à campanha pela eleição ao Senado e ao Governo de Minas.
Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumento 0,9, levando o Estado da 5ª posição à liderança nacional. O Ideb foi criado em 2005, pelo Governo Federal, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.
Números
Os números do Ideb mostram que Minas Gerais atingiu as metas estabelecidas para todos os níveis de ensino. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a meta era 5,1 pontos. Minas atingiu 5,6. Comparando apenas as escolas estaduais, o resultado foi ainda melhor: 5,8.
Para os anos finais, a meta de 2009 era de 3,9 pontos. Minas Gerais registrou 4,3. Já no Ensino Médio, onde o Estado ocupou o 3º lugar no ranking, Minas marcou 3,9 pontos, exatamente a meta prevista para 2009.
Também de acordo com os números do Ideb, das 15 cidades que mais subiram, nove estão em Minas. A melhor delas, Claraval (Sul de Minas), aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2 pontos.
As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. Nenhuma outra rede estadual chegou aos 17% de colégios com mais de 6,0.
Resultados Minas Gerais
Minas Gerais atingiu a meta nacional e a estadual do Ideb em todos os níveis de ensino (anos iniciais, anos finais e ensino médio).
Anos Iniciais – 1º lugar
Minas Gerais foi um dos estados que apresentou o maior crescimento nos anos iniciais, cresceu 0,9 pontos.
IDEB – Anos Iniciais – Rede Estadual – Minas Gerais, na rede estadual, ficou em 1º lugar no IDEB com 5,8.
IDEB – Anos Iniciais – Todas as redes – Minas Gerais ficou 1º lugar, com 5,6, juntamente com Distrito Federal.
IDEB – Anos Iniciais
Anos Finais – 3º lugar
IDEB – Anos Finais – Rede Estadual – Minas Gerais ficou em 3º lugar no ranking nacional com IDEB igual a 4,1, superado pelos estados de São Paulo que ficou em 1º lugar com 4,3 e Santa Catarina e Mato Grosso, empatados na 2ª posição com 4,2.
IDEB – Anos Finais – Todas as redes – O estado de Minas Gerais ficou em 3º lugar no ranking nacional com IDEB igual a 4,3, superado apenas pelos estados de Santa Catarina e São Paulo, empatados na 1ª posição, com 4,5 e Distrito Federal, na 2ª posição com 4,4.
IDEB – Anos Finais
IDEB – Ensino Médio – Rede Estadual
Minas Gerais está em 3º lugar, com 3,6, empatado com São Paulo e rio Grande do Sul. Atrás do Paraná (3,9) e Rondônia e Santa Catarina, empatados na segunda posição com 3,7.
IDEB – Ensino Médio – Todas as redes
Nenhum comentário:
Postar um comentário