7 de julho de 2010

Aécio Neves destaca liderança de Minas no Ideb e ressalta seriedade das ações Educação

Aécio Neves destaca liderança de Minas Gerais em ranking nacional da educação

Dados do Ministério da Educação mostram que Minas Gerais atingiu todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O candidato ao Senado Aécio Neves (Coligação Somos Minas Gerais) destacou hoje o primeiro lugar de Minas Gerais no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino público no Brasil.

“Dados do Ministério da Educação mostram que Minas foi o Estado que mais avançou na educação fundamental, principalmente. Há algo sendo construído em Minas Gerais e que nós vamos, com ética, seriedade e com responsabilidade, lutar para que não seja interrompido; tenha continuidade”, disse Aécio Neves, em entrevista, no Santuário da Serra Piedade, no município de Caeté, onde ele o governador Antonio Anastasia deram início à campanha pela eleição ao Senado e ao Governo de Minas.

Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumento 0,9, levando o Estado da 5ª posição à liderança nacional. O Ideb foi criado em 2005, pelo Governo Federal, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.

Números

Os números do Ideb mostram que Minas Gerais atingiu as metas estabelecidas para todos os níveis de ensino. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a meta era 5,1 pontos. Minas atingiu 5,6. Comparando apenas as escolas estaduais, o resultado foi ainda melhor: 5,8.

Para os anos finais, a meta de 2009 era de 3,9 pontos. Minas Gerais registrou 4,3. Já no Ensino Médio, onde o Estado ocupou o 3º lugar no ranking, Minas marcou 3,9 pontos, exatamente a meta prevista para 2009.

Também de acordo com os números do Ideb, das 15 cidades que mais subiram, nove estão em Minas. A melhor delas, Claraval (Sul de Minas), aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2 pontos.

As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. Nenhuma outra rede estadual chegou aos 17% de colégios com mais de 6,0.

Resultados Minas Gerais

Minas Gerais atingiu a meta nacional e a estadual do Ideb em todos os níveis de ensino (anos iniciais, anos finais e ensino médio).

Anos Iniciais – 1º lugar

Minas Gerais foi um dos estados que apresentou o maior crescimento nos anos iniciais, cresceu 0,9 pontos.

IDEB – Anos Iniciais – Rede Estadual – Minas Gerais, na rede estadual, ficou em 1º lugar no IDEB com 5,8.

IDEB – Anos Iniciais – Todas as redes – Minas Gerais ficou 1º lugar, com 5,6, juntamente com Distrito Federal.

IDEB – Anos Iniciais
Anos Finais – 3º lugar

IDEB – Anos Finais – Rede Estadual – Minas Gerais ficou em 3º lugar no ranking nacional com IDEB igual a 4,1, superado pelos estados de São Paulo que ficou em 1º lugar com 4,3 e Santa Catarina e Mato Grosso, empatados na 2ª posição com 4,2.

IDEB – Anos Finais – Todas as redes – O estado de Minas Gerais ficou em 3º lugar no ranking nacional com IDEB igual a 4,3, superado apenas pelos estados de Santa Catarina e São Paulo, empatados na 1ª posição, com 4,5 e Distrito Federal, na 2ª posição com 4,4.

IDEB – Anos Finais

Fonte: Inep.
Ensino Médio – 3º lugar
IDEB – Ensino Médio – Rede Estadual
Minas Gerais está em 3º lugar, com 3,6, empatado com São Paulo e rio Grande do Sul. Atrás do Paraná (3,9) e Rondônia e Santa Catarina, empatados na segunda posição com 3,7.
IDEB – Ensino Médio – Todas as redes
Minas Gerais está em 3º lugar, com 3,9, empatado com o Rio Grande do Sul e São Paulo e atrás do Paraná (4,2) e Santa Catarina (4,1).
IDEB – Ensino Médio


Fonte: Inep.

Nenhum comentário: