5 de julho de 2010

Governos Aécio Neves é Antastasia se destacam no IDEB e Minas é o estado que mais avançou em educação no Brasil

Minas teve o maior avanço no índice da qualidade da educação no Brasil

Os avanços da educação em Minas Gerais aparecem com grande destaque hoje (05/07/2010) em três dos principais jornais do país: “O Globo”, “O Estado de S. Paulo” e a “Folha de S.Paulo”. Eles trazem os resultados comparativos do Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), elaborado pelo Ministério da Educação e considerado o principal indicador da qualidade do ensino no país.

A posição de Minas no ranking nacional melhorou especialmente nos anos iniciais da educação, graças a uma série de ações do ex-governador Aécio Neves, sob a coordenação do então secretário de Planejamento e Gestão, Antonio Anastasia, hoje o governador. Entre essas medidas, estão a adoção do ensino fundamental com nove anos de duração, colocando as crianças mais cedo na escola em todo o estado, uma iniciativa pioneira em todo o Brasil.
Esses resultados são motivo de orgulho redobrado para todos os mineiros. Nosso Estado tem nada menos que 853 municípios e uma enorme disparidade de desenvolvimento entre suas regiões, o que sempre foi um entrave para grandes saltos na área de educação. Agora, estamos ultrapassando Estados que historicamente exibiam indicadores positivos, como Paraná e Santa Catarina. Os números positivos do Ideb comprovam que Minas está apontando o caminho certo na área de desenvolvimento social, isto é, naqueles investimentos que trazem resultados duradouros para a população em áreas como educação, saúde e transporte, entre outras.

Confira o que dizem os jornais, a seguir

O GLOBO: “Minas Gerais foi o estado que teve maior avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): o índice mineiro referente aos anos iniciais do ensino fundamental saltou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional. Minas, ao lado do Distrito Federal, lidera o ranking estadual nas séries iniciais do ensino fundamental. O Rio aparece em 10º lugar, com 4,7. O último é o Pará, com 3,6. (…) Entre as capitais, Curitiba tem o maior Ideb nas séries iniciais do fundamental: 5,7 pontos. Logo atrás vem Belo Horizonte (5,6), e Brasília e Palmas (5,4).”


O ESTADO DE S. PAULO: “MG sobe quase 1,0 e passa a liderar ranking de 1ª a 4ª. Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o Estado da 5ª posição no ranking nacional à liderança. Das 15 cidades que mais subiram, 9 estão em Minas. A melhor delas, Clarival, aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2. As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. (…) No ensino médio, Minas subiu uma posição e hoje está em 3º lugar do País.”


FOLHA DE S.PAULO:

“Cidades pequenas de MG e SP se destacam. Dos cem municípios mais bem colocados no Ideb, 80 estão nos dois Estados; pesquisa inclui só redes municipais. Uma das explicações, diz pesquisador, é que Estados têm mais verba e redes de educação mais estruturadas. Pequenos municípios do interior de Minas Gerais e de São Paulo dominam a lista das cidades que têm a melhor educação pública. Das cem mais bem colocadas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no quinto ano do fundamental, 80 estão nesses dois Estados, metade em cada um. Entre elas, a maior é Formiga, a 195 km de Belo Horizonte, com 67 mil habitantes.”


Nenhum comentário: